O professor Divino Barcelos, Diretor de Ensino da Unifimes, participou, no período de 20 a 22 de agosto, do XXVIII For GRAD, em Brasília. Na oportunidade foi discutido fundamentalmente assuntos como o papel da IES do país no cumprimento das proposições contida no PNE, especialmente quanto a Formação de Docentes para atuarem na Educação Básica, financiamento do ensino superior do País, internacionalização do Ensino Superior, a Formação da Docência para o Ensino Superior e consequentemente a crise em que se vê o país (ética, financeira e política).
O Prof. Divino afirma que “as discussões que tomaram corpo nesse XXVIII For GRAD, focaram essencialmente as difíceis condições orçamentárias por que passam as Universidades Públicas brasileiras  e ao mesmo tempo a responsabilidade moral de cumprir, implementar e fazer cumprir o PNE”.
Para o Prof. Divino esse desafio não diz respeito apenas às questões orçamentárias, mas principalmente de formação de docentes com as competências e habilidades requeridas para as ações e atividades que o magistério contemporâneo necessita para responder às responsabilidades.