O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09/04/1980, que institui esta comemoração, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo.
     O Bibliotecário é um profissional liberal (bacharel, mestre ou doutor) que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional.
       Ele trabalha em bibliotecas, centros de do*****entação e pode gerir redes e sistemas de informação além de gerir recursos informacionais e trabalhar com tecnologia de ponta.
     Por essas atribuições o bibliotecário é, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um Profissional da Informação, como também o são arquivistas e museólogos.
   Ainda segundo a CBO o exercício desta ocupação requer bacharelado em Biblioteconomia, Do*****entação, Ciência da Informação ou Gestão da Informação.
      A formação técnica adquirida nos cursos é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão, o bibliotecário no entanto, necessita desenvolver-se culturalmente para bem executar suas funções.
     A profissão de Bibliotecário está enquadrada como profissão liberal pelos termos da Portaria nº 162, de 7 de outubro de 1958, do Ministério do Trabalho, e, tendo como base o disposto no art. 577 da CLT, está contida no grupo 19 do Plano da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais.
      A designação profissional de Bibliotecário é privativa dos bacharéis em Biblioteconomia a partir da promulgação das Leis 4.084, de 30 de junho de 1962, e 9.674, de 26 de junho de 1998, que dispõe sobre a profissão e regula seu exercício, e do Decreto nº 56.725, de 11 de agosto de 1965.
     A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em maio de 2008 pelo Instituto Pró-livro, revelou que três em cada quatro brasileiros não freqüentam bibliotecas e que os leitores vão às bibliotecas basicamente durante a vida escolar. Seu uso diminui de 62% para menos de 20% na fase adulta, demonstrando que o aluno não é cativado para descobrir a biblioteca.

Fonte: www.olhardigital.com.br
www.crb6.org.br – Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
Belo Horizonte, MG.
pt.wikipedia.org
Acessado em 12/03/2009