A Comunidade Quilombola do Cedro situa-se no município de Mineiros, sudoeste de Goiás. Chegando na comunidade, logo dá pra sentir um cheiro muito bom de ervas e melado.

Lá se prepara xarope expectorante à base de cravo, canela, entrecasca de angico e de ipê roxo, alfavaca, sálvia, açafrão, sabugueiro e poejo, e muitos outros remédios caseiros produzidos pela comunidade, conhecimento passado de geração em geração. Na comunidade vive em torno de 150 pessoas das famílias descendentes de Chico Moleque, um escravo que conseguiu comprar a sua alforria e fundou o Cedro no final do século passado. Com o objetivo de discutir sobre a produção e o manejo sustentável das plantas medicinais do Cerrado na agricultura familiar; e ainda divulgar os trabalhos da Comunidade do Cedro, será realizado no dia 26 de fevereiro de 2011, sábado, o Dia de Campo: Produção e manejo Sustentável de Plantas Medicinais do Cerrado – DRS Cedro. O evento faz parte de uma série de ações propostas na estratégia DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável), coordenada pelo Banco do Brasil. O Dia de Campo será realizado no Centro Comunitário de Plantas Medicinais do Cedro – Mineiros-GO – distante 02 km da sede do município. A realização é da Associação Quilombola da Comunidade do Cedro, Prefeitura Municipal de Mineiros, Banco do Brasil, EMATER-GO – Unidade Mineiros e Oréades Núcleo de Geoprocessamento. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Mineiros, Engenho São Rafael, FIMES e Fundação Emas. A programação segue abaixo:

Dia 26/02/11 – Sábado
Local: Centro Comunitário de Plantas Medicinais do Cedro

  • 8:00 – 8:30 hs – Recepção, inscrição e café da manhã
  • 9:00 – 13:00 hs – Visita às Estações

ESTAÇÕES

Estação 1 – Plantas Medicinais do Cerrado
     Ivan José Pio – Engenheiro Agrônomo e Hidelbrando Simão de Moraes – Comunidade do Cedro

Estação 2 – Produção de Plantas Medicinais – Horto de Plantas Medicinais
     Epaminondas Gonçalves da Silva e Armantina Maria de Jesus – Comunidade do Cedro

Estação 3 – Manipulação de Plantas Medicinais – Laboratório
Anesilha Moraes Pio, Lucely Moraes Pio e Simone Pereira Moraes – Comunidade do Cedro
11:00 – 12:00 hs – Palestra: Plantas Medicinais e Remédios Caseiros – Kátia Bonfim Ataídes Smiljanic – Bióloga, Mestre em Botânica – FIMES
12:00 – 14:00 hs – Almoço de confraternização

Veja o convite: Frente | Verso