O perí­odo de férias está cada vez mais próximo. É tempo de relaxar, viajar, sair com os amigos e renovar as forças para o ano que vem. Entretanto, esse é também um último período para que os estudantes procurem um novo estágio.
Segundo empresas especializadas no assunto, as rescisões automáticas, realizadas devido à formatura dos alunos nos últimos anos do ensino médio e superior, motivam um aumento no número de vagas, principalmente em dezembro.
De acordo com a coordenadora do tele-atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), Andréa Coimbra da Silva, existe dificuldade para encontrar estudantes para preencher as vagas que surgem já a partir de novembro. “É um período de provas, quando as férias começam e localizar os alunos é complicado. Em contrapartida, o número de vagas para estágio aumenta, em decorrência das rescisões automáticas, gerada pelo término dos cursos. O número de vagas duplica”, disse.
Segundo Andréa, cerca de 750 vagas de estágio estão disponíveis no CIEE/PR. “Até janeiro, esse número deve subir para mais de 1.200. A maioria das vagas é para os cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Informática, engenharias em geral e Direito. Além disso, existe uma procura muito forte das empresas na área dos cursos técnicos”, afirma.
O técnico da Central de Estágios, órgão pertencente à Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap), Reginaldo Polesi, diz que o número de vagas não aumenta, mas sim a procura que diminui. “Alguns diagnósticos dos últimos dois anos mostram que temos uma queda de mais de 20% na busca por estágio. Normalmente, temos um número que gira em aproximadamente 4.600 estagiários. Nessa época ele cai para menos de três mil. Isso deve normalizar em fevereiro, quando as aulas retornarem”, comenta.
Segundo a coordenadora de relacionamento de mercado do Instituto Euvaldo Lodi Paraná (IEL/PR), entidade especializada em estágios, Emmanuele Spaine, esse tipo de trabalho é vantajoso para estudantes e empresários. “Os alunos vivenciam na prática o que aprendem na universidade e os empresários podem aproveitar o potencial dos jovens e descobrir novos talentos”, disse.
Nesse final de ano o IEL/PR disponibiliza mais de 1.500 vagas para estudantes de Administração, Engenharia, Arquitetura, Secretariado executivo, Ciências Contábeis, Economia, Direito, entre outros.

Acessado no site
www.nota10.com.br