Abrir o próprio negócio não é mais um sonho de futuro para jovens que terminam a universidade.
     Uma pesquisa do Serviço Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revela que é cada vez maior o número de jovens empresários. Segundo o levantamento da entidade, 17% dos novos empreendedores do Estado de São Paulo têm entre 18 e 24 anos.
    O gerente regional do Sebrae, Rodrigo Matos do Carmo, afirmou que, mesmo sem uma pesquisa local, as estatísticas se confirmam em Ribeirão Preto. "Notamos que os jovens têm demonstrado muito interesse em abrir o próprio negócio. Fazemos palestras sobre aberturas de empresas e muitos jovens, que ainda estão cursando a faculdade ou até o ensino médio, participam." Segundo Carmo, os números do Desafio Sebrae, jogo de empresas voltado para estudantes do ensino superior, confirmam o interesse dos jovens de Ribeirão e região em abrir o próprio negócio.
    Em 2007 foram cerca de 300 inscritos na regional do Sebrae, este ano o número de participantes saltou para mil. "O programa oferece uma oportunidade para que os jovens tenham contato com o ambiente de uma empresa. Isso é bom porque eles conhecem o que é preciso para abrir um negócio, se planejam. Existem muitas oportunidades no mercado para os jovens entre os 18 e 24 anos", disse Carmo.
Segundo o gerente, além dos jovens que se arriscam a abrir o próprio negócio, existem os que comandam uma empresa por sucessão familiar. "Existem muitos casos de jovens que ainda nem acabaram a faculdade e assumem os negócios da família, ou abrem uma nova empresa no mesmo ramo", afirmou.
     O comerciante Guilherme Montefeltro, de 28 anos, sempre trabalhou com o pai, e há três anos atrás decidiu investir no próprio negócio. Bem diferente dos negócios da família, ele abriu a franquia de uma loja de roupas moda praia. "Para construir a loja e abrir o negócio tive de fazer financiamentos sozinho e arriscar mesmo. No começo senti um pouco de dificuldade, mas agora os negócios estão muito bem", disse. Montefeltro afirmou que, antes de investir no próprio negócio, foi preciso fazer uma pesquisa de mercado. "Como eu sempre gostei de surf resolvi investir em um negócio desse ramo, mas antes precisava saber se Ribeirão comportava. Tive uma resposta positiva e decidi investir na loja, mas com uma proposta diferente", disse o jovem empresário. Das 23 franquias da marca no Brasil, apenas a de Ribeirão Preto, comandada por Montefeltro, possui um bar anexo à loja. Pesquisa é fundamental para o sucesso Pesquisa e aposta no diferencial são alguns dos fatores que contribuem para o sucesso de uma nova empresa.
     O gerente da regional, Rodrigo Matos do Carmo, disse que atributos que tornam a empresa única e o planejamento estratégico é a melhor forma de entrar no mercado. "Existem dois tipos de novos empreendedores, os de oportunidade e os de necessidade. Na maioria das vezes quem abre uma empresa por necessidade não tem sucesso, porque não pesquisa e nem aposta em algo novo."
     O empresário Eduardo Caiado, 25 anos, há dois anos tem uma pizzaria em Ribeirão com opções diferentes para os clientes. "O empresário tem de achar solução onde todos acham dificuldade." (RS) EMPREENDER 17% É quanto representa os jovens empresários.

Fonte: Gazeta de Ribeirão
Escrito por: Raissa Scheffer