Nesta terça-feira, 13 de maio, DIA DO ZOOTECNISTA, o Curso de Zootecnia da FIMES promove palestra com o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia (CRMV-GO), Wanderson Protugal Lemos.
  A palestra será proferida no Campus I, às 19:30h com o tema ‘PERSPECTIVA PROFISSIONAL E DEMANDA DE MERCADO’.
    A entrada é franca!
    “Nosso objetivo é divulgar as atividades do zootecnista e aproximar a universidade do mercado de trabalho, bem como do CRMV-GO. Vale ressaltar que está é a primeira vez que o Presidente do CRMV-GO visita a FIMES. Temos a certeza de que será uma atividade que agregará muito conhecimento aos acadêmicos, bem como aos profissionais de zootecnia” afirmou Prof. Olívia Borges, Coordenador do curso de Zootecnia da FIMES.
    O zootecnista é o profissional das ciências agrárias responsável pela criação racional de animais domésticos ou daqueles em domesticação (silvestres). Entendendo criação como todo o complexo que engloba desde o planejamento agropecuário, a pesquisa nas áreas de seleção e melhoramento animal, nutrição na forma de pastagens e rações balanceadas, as instalações que aliam conforto, produtividade e o envolvimento com o meio ambiente, passando pelas relações humanas entre empresários, técnicos e os trabalhadores rurais, finalizando com um produto econômico e de qualidade.
     Para o zootecnista, a preocupação começa antes mesmo do animal nascer, com a aplicação de técnicas para melhorar geneticamente as criações; segue ao longo da vida do animal, com o controle da nutrição e do manejo dos rebanhos; e ultrapassa o abate, com a fiscalização dos alimentos produzidos.
     Compete também ao zootecnista, o registro e o controle dos animais por meio das associações de raças e do supervisionamento das exposições oficiais a que concorrem esses animais.

Fonte: Dept de Comunicação / FIMES
Pesquisa feita no site www.cmvgo.gov.br
Em 12/05/2008