O curso de Psicologia conta agora com o Laboratório Experimental de Análise do Comportamento. Nele os alunos estudam os princípios básicos da análise experimental do comportamento através da prática de habilidades de observação, registro, sistematização, análise e interpretação de dados colhidos em exercícios experimentais com sujeitos humanos e infra-humanos. O laboratório pretende atender as práticas das disciplinas Análise Experimental do Comportamento I e II, além de possibilitar ao aluno observar as relações funcionais entre sujeito e ambiente no qual está inserido.

E tem como principais objetivos:

• Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise dos dados em projetos de pesquisa;

• Possibilitar que os alunos de Psicologia possam se familiarizar com a metodologia apropriada para pesquisas experimentais envolvendo seres humanos;

• Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;

• Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;

• Elaborar relatos científicos no campo da Psicologia Experimental.

Marisângela Balz
Coordenadora – Curso de Psicologia