O curso de Psicologia da UNIFIMES em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e com a Faculdade FAMA, estão organizando o Dia da Luta Antimanicomial, que acontecerá no dia 18, a partir das 09h00 com uma mobilização da Praça José Alves de Assis e um cronograma de atividades até às 16h00. A partir das 19h00, o projeto terá continuidade na UNIFIMES com apresentações culturais, palestras e mostra de documentários.
O dia 18 de maio foi escolhido como Dia da Luta Antimanicomial por que, em 1987 alguns trabalhadores da área da saúde mental indignaram-se com a situação desumana e de abandono que se encontravam as pessoas com sofrimento mental nos hospitais psiquiátricos. Atualmente essas pessoas são tratadas nos CAPS a fim de protegerem seus direitos de cidadãos.
O CAPS é um espaço que acolhe pessoas com transtornos mentais graves, bem como usuários de álcool e drogas, com equipe multidisciplinar formada por médico clínico, psicólogo, farmacêutico, técnico de enfermagem, assistente social e terapeuta ocupacional.

 

 

Bruna Souza
Assessoria de Comunicação