Neste semestre, os alunos do 1º e 2º períodos de psicologia se propuseram um desafio. É que a partir do próximo semestre, estes alunos desenvolverão o projeto Renascer, na UNIFIMES.

Idealizado pelas professoras e psicólogas Marisangela Balz, também coordenadora do curso de Psicologia, e Lorena Miranda Schmidt, coordenadora do projeto, além do apoio da aluna do 2º período de Psicologia, Liliana Gomez, o Renascer tem o objetivo de trabalhar com grupos de depressivos tendo como aliado a Arte Terapia. Para isso o grupo de alunos se reúne com a professora Lorena, todas as segundas e quartas, a fim de se capacitarem. Nestes encontros os acadêmicos recebem técnicas de como deverão executar a intervenção terapêutica.

Inicialmente, o que se prevê é que, após divulgação em meios de comunicação da cidade, os alunos façam uma seleção dos candidatos aplicando alguns testes a fim de se detectar o grau de depressão dos que se interessar em participar do projeto. O grupo de voluntários se alternará semestralmente, e os encontros, após a seleção, acontecerão semanalmente por três horas.

“Já estamos tentando parcerias para que haja a possibilidade de se trabalhar com outras patologias e se estender para os demais dias da semana.” Explica Lorena. Os que se interessarem em saber mais sobre o projeto, podem procurar a professora Marisangela Balz, coordenadora do curso de Psicologia, e tirar suas dúvidas.

Bruna Souza