No dia 19 de outubro, o Curso de Pedagogia realizou a “IX Rua do Lazer e Tarde da Pipa”, em frente a Verde Vale FM. Esse projeto objetiva resgatar e ao mesmo tempo apresentar as crianças de Mineiros, as brincadeiras que outrora seus pais brincavam. Dentre elas: soltar pipa, pular elástico, corda, bambolê, corrida do saco, futebol, queima, vai e vem, dominó, vareta, dama, xadrez, pintura facial e outras. O evento contou com a participação dos estudantes do Curso de Pedagogia da Unifimes, sob a coordenação da Profª. Msc. Luciene Costa Pereira e do Profº. Msc. José Martins Carvalho Júnior (Tio Juninho) e com a parceria do Sistema Verde Vale de Comunicação, Unifimes e Prefeitura Municipal de Mineiros, apoio do Centro Diagnóstico de Mineiros e Ideia Comunicação.

A cada edição, o número de participantes da Rua do Lazer e Tarde da Pipa vem se tornando expressivo. No último sábado mais de 700 pessoas entre bebês, crianças, pais/mães ou responsáveis, participaram do evento. Isso se deve ao fato da comunidade mineirense, compreender o quão importante é o brincar, o jogar, o estar com outro e aprender novas brincadeiras.

Por isso, a “Rua do Lazer e Tarde da Pipa”, entende que o brincar e os jogos são “uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana” (HUIZINGA, 2007, p. 33).

Em 2020, o Curso de Pedagogia aguarda ansiosamente as crianças, para a X edição da Rua do Lazer e Tarde da Pipa.