O evento começou no dia 26 de maio e terminou nesse dia 1º de junho. Assim, no dia 27, no Auditório Central “Ademir Rodrigues dos Anjos”, com uma mesa redonda, abordando o tema “o brincar como território de convivência das diferenças”, tendo como público alvo – professores e estudantes do curso de pedagogia.

Na terça-feira, dia 28, aconteceu um curso de contação de histórias e uma palestra sobre “Educação, Literatura e Contação de Histórias com o grupo Gwaya, UFG de Goiânia.

O evento, então, a partir da quarta-feira, 29, tomou o rumo das escolas das redes municipal e particular de Mineiros, visando levar, na prática, as brincadeiras tradicionais, africana e não estruturadas. As escolas visitadas foram: APAE, Padre Maximino, Dom Bosco, Colégio Ágape, CMEI Criança Feliz, Lar Bom Pastor, Otalécio Alves Irineu, Santo Antônio, Reverendo Eudóxio, Tonico Corredeira, Juarez Távora, Educandário Nascentes do Araguaia. Vale ressaltar que, as escolas mencionadas foram escolhidas por meio de sorteio, já que o tempo não seria suficiente para atender toda a rede municipal.

Neste sábado, dia 1º de junho, a semana terminou com o evento “rua do lazer” na praça José Pereira (próximo ao aeroporto), onde das 15 às 18h, a criançada pode se divertir a valer com brincadeiras como: futebol, pula corda, brincadeira de roda, bolha de sabão, amarelinha, twister, bolha de sabão, elástico, bambolê, bétia, corrida do saco, carrinho de rolemã, carriola, queima, balanço em árvore, dama, jogo de vareta, dominó e, teve ainda, cantinho do bebê e feira de troca de brinquedos.

Segundo a professora mestre Luciene Costa Pereira, coordenadora do projeto, “o projeto teve por objetivo, mostrar à comunidade mineirense, o quanto “brincar” é importante para o desenvolvimento integral da criança, em todos os seus aspectos cognitivos, afetivos e sociocultural.”

Ainda, segundo Luciene, sem os parceiros, seria difícil realizar o projeto, com a extensão em que ele se apresenta a sociedade, por isso, nominá-los, é a forma que se tem de agradecê-los pela confiança e contribuição, sendo: Unifimes, Econômica Tecidos e Calçados, O Boticário, Ideia Comunicações, Dr. Silmar (Unimed), Sistema Verde Vale de Comunicação e Prefeitura Municipal de Mineiros.

Texto e fotos: Sistema Verde Vale de Comunicação

Para visualizar mais fotos, clique aqui.