No dia 13 de agosto de 2007, às 18h30min a Comissão enviada pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás, Profa. Dra. Iria Brzezinski(UCG), Presidente e Profa. Dra. Mirza Seabra Toschi (UEG) Membro, chegaram em Mineiros na FIMES, para visita in loco com objetivo de verificação das condições de funcionamento para Reconhecimento do Curso de Pedagogia – Licenciatura Plena, ministrado pelas Faculdades Integradas de Mineiros – FIMES.
Após uma breve conversa com a Diretora Geral Prof. Ita de Fátima Silva, deu-se inicio à reunião com todos os professores do Curso de Pedagogia, com duração de aproximadamente duas horas.
Logo em seguida a reunião foi com os acadêmicos das 5 (cinco) turmas, sendo 3 (três) semestral e 2 (duas) anual, com um número de 05 acadêmicos por turma, totalizando 25 (vinte e cinco) acadêmicos e o Presidente do Diretório Acadêmico (DA) Wellington Ferreira (Tomé). Encerrou se as reuniões por volta das 22h:30min, com bastante elogios por parte das duas profªs Drªs., ficaram contentes com os trabalhos, com as ações desenvolvidas no Curso de Pedagogia ,tanto por parte dos educadores como por parte dos acadêmicos que encantavam quando diziam das atividades desenvolvidas e em especial do trabalho realizado na Semana Universitária e o último Evento do curso que foi a apresentação dos projetos de extensão a toda comunidade acadêmica.
No dia 14, terça-feira, a Comissão visitou a Secretaria acadêmica, a qual foi apresentada pela Secretária Geral Maria das Graças, que com bastante propriedade fez um magnífico trabalho deixando-as bastante satisfeitas. Em seguida foram verificar, diários, planos de cursos, Projeto Político Pedagógico (PPP), deram sugestões, questionaram sobre alguns professores que não tem graduação na área da educação, ressaltaram alguns pontos sobre o Curso de Pedagogia, legislação.
A Comissão de Avaliação solicitou à Diretoria da FIMES que alertasse os professores quanto a realização de cursos fora do País, no intuito de esclarecer que a revalidação envolve custos e o reconhecimento por parte da CAPES é demorado.
Às 9h:00min a Comissão se dirigiu à Biblioteca, onde a Bibliotecária Fátima também fez a apresentação explicando sobre a informatização, o aumento de espaço que está previsto para o ano de 2008, a construção do prédio da nova Biblioteca.
A Bibliotecária ressaltou que dos R$ 7.000,00 que tinha o ano passado(2006) para compra de livro, neste ano, por reflexo do não pagamento da OVG não se comprou nenhuma obra.
A Comissão sugeriu bibliografias e períodico tais como: Periódicas, Educação e Pesquisa, USP, Educação e Sociedade – UNICAMP, AMPERI, Alfabetização Educação e Sociedade, Revista da Educação, Caderno de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, entre outros.
Nos Laboratórios de Informática, a monitora Jaqueline explanou o trabalho desenvolvido, e a Comissão visitou, ainda, as salas de aula do Prédio Central, Prédio Novo, Prédio Dr.Francisco Filgueiras.
Enfim, as Professoras Avaliadoras ficaram encantadas com a estrutura e organização da FIMES com relação ao curso de Pedagogia. Ao retornarem deixaram um recado para a Coordenação do Curso: Parabéns, continue assim.

Matéria enviada por:
Marlene Ribeiro Cassiano
Coordenadora do Curso de Pedagogia