Na última sexta-feira, 22, o curso de Pedagogia da FIMES comemorou o Dia do Pedagogo com palestras, seminários e muita alegria.
     A programação começou com a apresentação artística dos acadêmicos do curso de Arte Educação. Sob a coordenação do Maestro Marcelo Ramos Souto o estudante Marcelo Ramos Souto Júnior recitou as músicas ‘Jesus Alegria dos Homens’ e ‘Greenbeens’ em flauta doce. Os acadêmicos de Arte Educação tocaram, em seguida, o tradicional ‘parabéns pra você’, também em flauta doce.
    Em seguida, para uma platéia aproximadamente composta por 110 pessoas, dentre acadêmicos, professores, coordenadores, diretores de escolas, a Prof. Dsc Miriam Fábia Alves, da Universidade Federal de Goiás (UFG), proferiu palestra sobre ‘as políticas públicas para o professor’.
    “Eu acredito que o professor deve ter um ‘projeto de vida’, pois todos que escolhem esta profissão tem plena consciência que irá trabalhar em um ambiente difícil, com poucos recursos, violento, com carga horária dobrada, mas com a possibilidade de transformar vidas. O problema da Educação no Brasil é histórico, porém nós devemos enfrentá-lo, mesmo que isoladamente. Espero que com minhas palavras, eu possa demonstrar a grandeza desta profissão e a necessidade de formação para lidar com as adversidades ambientais próprias da educação” afirmou Prof. Miriam.
    As atividades do dia 22 foram encerradas com uma mensagem da Coordenadora de Graduação da FIMES, Prof. Msc Irondina de Fátima Silva, que agradeceu a participação da Prof. Miriam Fábia e ressaltou a importância do pedagogo no século XXI.
“Hoje a formação do profissional de educação não se restringe à sala de aula. O mercado tem demandas por educadores nas empresas, nos hospitais, em igrejas, na educação ambienta específica de alguns setores, buscando a conscientização ecológica. E nosso papel é ocupar este espaço e promover nossa profissão. A pedagogia é uma das profissões mais requisitadas neste início de século XXI, e o será por muitas décadas. Parabéns a todas (os) as(os) pedagogas(os) por seu dia” ressaltou Prof. Irondina.
Na manhã do sábado, 23, todos foram recepcionados com um café da manhã com Prosa, apresentações culturais e muita comida típica goiana. Os trabalhos foram desenvolvidos pela Prof. Msc Jenete Vilela Souza e o Prof. Frederico sob o tema: VIOLÊNCIA.
     “Agradeço a todos os acadêmicos e professores que se envolveram na organização e realização deste evento. Sua participação foi decisiva. Agradeço o apoio da Coordenação do Instituto Superior de Educação, da Coordenação de Graduação e da Diretoria Financeira da FIMES, pelo apoio, incentivo e contribuição efetiva. Agradeço de maneira especial a presença da Prof. Dsc Miriam Fábia da UFG, sua presença foi muito valiosa e nos animou. Creio que nosso objetivo de ressaltar a profissão de Pedagogo foi alcançada, pois todas as atividade tiveram uma participação expressiva dos professores. Parabéns à equipe organizadora!” declarou a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Prof. Marlene Ribeiro Cassiano.

Fonte: Departamento de Comunicação
FIMES