A coordenadora curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros, Profa. Dra. Priscila Chediek Dall´Acqua e a Médica Veterinária Lara Giovana Diniz, integrantes da CEUA-UNIFIMES, participaram do V Simpósio CONCEA E III Encontro Regional de CEUAS que ocorreu entre os dias 09 e 10 de maio no auditório da FINATEC, na Universidade de Brasília.
O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao qual estão vinculadas as Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUA). Participaram do evento conselheiros do CONCEA e representantes de CEUAS de todas as regiões do Brasil.
A programação foi voltada para a atuação da CEUAS pautada na legislação vigente, foram abordadas as resoluções normativas do CONCEA, manutenção e utilização de animais para ensino e pesquisa científica, financiamento em experimentação animal, métodos alternativos, bem-estar animal, refinamento, capacitação de pessoal, graus de invasividade, pontos finais humanitários, ensino e métodos substitutivos e, cultura do cuidado.
O evento foi marcado pelo lançamento do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais para atividades de Ensino ou Pesquisa Científica, que pode ser acessado em https://www.gov.br/mcti/pt-br/composicao/conselhos/concea/paginas/publicacoes-legislacao-e-guia/guia-brasileiro-de-producao-manutencao-ou-utilizacao-de-animais-para-atividades-de-ensino-ou-pesquisa-cientifica