Na última semana, acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da UNIFIMES participaram de uma importante ação de manejo com animais silvestres no Instituto Onça-Pintada (IOP). Os estudantes que compõem o NEAS (Núcleo de Estudos de Animais Silvestres) tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas sob a supervisão dos professores Dr. Lucas de Souza Quevedo e Dra. Dina Maria Beltran Zapa.
Durante a atividade, os alunos acompanharam de perto todo o processo de manejo e sedação dos animais, que incluiu a preparação de tranquilizantes, avaliação física, coleta de sêmen e sangue, monitoramento dos parâmetros vitais, coleta de fezes e a devolução dos animais para suas baias. Esses procedimentos foram realizados em diversas espécies, como onça-pintada, onça-preta, gato-palheiro, pacarana e lobo-guará.
A ação contou ainda com a participação de outros grupos de estudos de universidades parceiras, como o Reprocon da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a equipe da Universidade de São Paulo (USP). A oportunidade foi concedida pelo biólogo Leandro Silveira, fundador do Instituto Onça-Pintada.
Esta experiência prática foi essencial para o desenvolvimento dos futuros veterinários, proporcionando um aprendizado valioso e contribuindo para a conservação e manejo adequado de animais silvestres no Brasil.