No Curso da Faculdade de Medicina da UNIFIMES-Campus Trindade (GO), a Unidade Curricular denominada IESC – Interação em Saúde na Comunidade – propicia ao discente contato precoce com atividades de atenção à saúde na comunidade. Sendo assim, diversas atividades   educativas foram desenvolvidas com à comunidade local, voltadas para a   prevenção   de   doenças   e promoção da saúde.

No mês de setembro, os discentes do segundo período da unidade curricular de IESC-II, realizaram à ação na comunidade pelo dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro. O objetivo da atividade foi alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Foram oferecidos a toda população aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações para mudança no estilo de vida: alimentação saudável, prática de atividades físicas, entre outras atividades planejadas e executadas pelos discentes.Dessa forma, eles puderam vivenciar na práticaum dos objetivos da unidade curricular, que é intervir nas doenças crônicas de grande impacto na saúde da população. Essa atividade foi totalmente realizada através de uma postura ativa na construção dos saberes, uma vez que valoriza e parte dos conhecimentos dos educandos.

Na unidade curricular de IESC I, os alunos do primeiro período realizaram no mês de outubro, a conscientização da prevenção do câncer de mama e no mês de novembro a conscientização sobre a saúde integral masculina e prevenção do câncer de próstata.  Nesta unidade curricular os discentes do curso de Medicina são incentivados a desenvolverem a habilidade de educação em saúde, exigindo conhecimento teórico, planejamento, criatividade, trabalho em equipe e postura ética dos acadêmicos para concretização da atividade na comunidade.

A educação em saúde foi realizada em parceria com a Empresa Biscoitos Goiano, localizada no município de Trindade, atingindo um público de cerca de 70 colaboradores. Os discentes foram estimulados a utilizarem metodologias ativas de ensino sobre a temática, que potencializasse uma maior autonomia na construção da saúde do público participante.

Com o contato com à comunidade o discente é incentivado a criar uma percepção da responsabilidade coletiva e de compromisso social, possibilitando uma formação ampla, qualificada e integral ao futuro profissional médico. Além disso, quando o ensino-aprendizagem ocorre a partir da reflexão sobre as vivências e experiências em cenários reais, há o desenvolvimento de uma aprendizagem potencialmente significativa, com maior chance de interiorização de novos saberes.

As atividades foram orientadas pelas professoras de IESC I e II: Milara Barp, Mônica Amaral, Raquel Mendonça e Viviane Carneiro. O planejamento, organização e execução foram realizados pelos discentes, que não mediram esforços para produzir um trabalho de grande qualidade para a comunidade externa. E o resultado não poderia ser diferente: muito aprendizado e gratidão da população por esses momentos realizados com tanta competência e carinho.