No dia 05 de novembro de 2022, foi realizado o primeiro OSCE do curso de medicina do Campus Trindade. O OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado) é um método de avaliação das competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos alunos de medicina durante o processo de aprendizagem. Os estudantes passam por um rodízio de estações em que uma habilidade específica é testada, com avaliador diferente. Todas as estações são padronizadas. O método é consolidado e utilizado em escolas médicas em mais de 50 países e inclusive pontua em currículos de provas de residência. Ele tem por objetivo avaliar a atitude e habilidade clínica dos estudantes em situações estruturadas, baseadas em um roteiro pré-definido em que há interação com paciente simulado ou recursos didáticos.

O exame contou com 05 estações relacionadas com temas e habilidades previamente escolhidas pelos professores para serem trabalhadas. Cada estação foi realizada em uma sala própria, sendo acompanhada por docentes diferentes. Nessas estações, foi solicitada a condução de uma história clínica, um exame físico, ou tarefa que avalie uma habilidade da prática médica. Também constitui o exame informações sobre hipóteses diagnósticas do paciente, interpretação e solicitação de exames complementares ou mesmo sobre tratamento instituído.

Essa foi uma iniciativa dos docentes do campus Trindade, coordenada pelo Prof. Me. Fabrício Araújo, com a participação de diversos docentes. É um importante passo para consolidar o conhecimento dos futuros médicos que irão atuar no mercado de trabalho, formados na instituição.