Visando dar integral cumprimento a Resolução 125 de 29 de novembro de 2010, do CNJ, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, por seu Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania, organizou o Curso de Mediação e Conciliação Judicial, em parceria com o Curso de Direito do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS, entre os  dias 04 a 08 de abril de 2016.

Durante a realização dos trabalhos, os acadêmicos, docentes do Curso de Direito, e demais selecionados pelo Juiz Coordenador do CEJUSC( Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) Dr. Fábio Vinícios Gorni Barsato, conforme regulamento, ao qual foi dada publicidade no mural oficial desta IES, foram submetidos a uma programação enriquecida com aulas teóricas e práticas de simulação em Mediação e Conciliação, de forma que os selecionados posteriormente pelo mesmo coordenador irão assumir as funções de Conciliador e Mediador nas novas instalações do CEJUSC em Mineiros-GO.

Os responsáveis pela capacitação dos selecionados, foram Lucília de Lima Queiroz, Rodrigo Sant’ana Nogueira, Thiago Alex dos Santos Cerqueira e Larissa Oliveira Silva, servidores públicos designados pelo TJGO e CNJ. 

A proposta do TJGO em parceria com a UNIFIMES e o Curso de Direito, com o Auxilio da Coordenação deste, consiste em efetivar o funcionamento do CEJUSC(Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) na Comarca de Mineiros, pois até o ano de 2015 não estava de fato em pleno funcionamento.

A previsão para inauguração do CEJUSC, está entre meados de abril e maio.

Segundo o Coordenador do Curso de Direito da UNIFIMES, o professor Romulo Renato Cruz Santana, essa parceria, possibilita à comunidade jurídica da UNIFIMES, a obediência  às novas exigências das diretrizes curriculares nacionais de graduação superior em Direito, uma vez que os Cursos que mantém sobre suas dependências as atividades vinculadas a Mediação e Conciliação, pontuam a mais nas visitas de reconhecimento e/ou autorização. “O Curso de Direito, a UNIFIMES e a Comarca de Mineiros só têm a ganhar com essa parceria, indistintamente”, afirma o coordenador.