A Comissão de avaliação para a renovação do reconhecimento do curso de bacharelado em Agronomia da FIMES emitiu parecer FAVORÁVEL, com louvores, para todos os itens avaliativos.
    A Comissão foi formada pelos professores Nilton Cezar Bellizzi (UEG) e Antônio Joaquim Braga Pereira Braz (FESURV), que verificaram in locu as condições de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Agronomia, nos dias 18 e 19 de junho.
    A avaliação foi iniciada pela análise do Plano Pedagógico do curso, onde se verificou a existência de duas matrizes curriculares, sendo que a primeira está em faze final de integralização com duas turmas (4º e 5º anos) e os demais na matriz curricular semestra. Segundo o texto, ‘o PROJETO PEDAGÓGICO do curso, antigo e atual, são bons e compatíveis com a região onde o curso está inserido.
     A estrutura física (salas, laboratórios, área do Campus II) foi considerada excelente.
   A Biblioteca, segundo o relatório, é excelente, por possuir o sistema de consultas, reservas e empréstimos todo informatizado, sendo acessada pela rede mundial de computadores. Ressalta ainda o tamanho de sua área (200m²), onde os livros são dispostos de forma acessível às consultas.
   No contexto geral, a Comissão Verificadora teve uma boa impressão do curso de Agronomia da FIMES. “Um ponto que precisa ser melhorado é a qualificação do corpo docente, que possui grande número de especialistas, para tanto solicitamos a implantação de um sistema de incentivos ao ingresso no mestrado e doutorado” explica Prof. Nilton.
    Outro ponto ressaltado no decorrer da visita, como favorável é a oportunidade de vagas no período noturno. “Esta decisão deve favorecer a diminuição da evasão dos cursos na área de agrárias (zootecnia, engenharia florestal e agronomia), podendo atender um público diferenciado. Devemos ficar atentos para garantir a qualidade do curso” afirmou Prof. Antônio Joaquim.
    “O relatório da Comissão Verificadora é favorável e expressa a grande satisfação dos avaliadores com a visita in locu. Isso demonstra que temos qualidade de instalações e profissionais gabaritados para a formação de novos agrônomos. Em contra partida a nota do ENADE 2007, o relatório denomina como boa a qualidade e as condições de oferta do curso de Agronomia. Isto demonstra que uma avaliação não consegue avaliar a Instituição como um todo e que o MEC precisa rever os termos do ENADE, inserindo uma visita in locu, no intuito de atestar as condições de oferta dos cursos” afirmou o Coordenador de Agronomia, Prof. Manoel Carballal (Manolo).
    “Ficamos satisfeitos com o parecer da Comissão Avaliadora do Curso de Agronomia e gostaríamos de ressaltar a importância deste relatório em todo o seu conteúdo para toda a comunidade acadêmica. Em nenhum dos itens avaliados ficamos com um conceito ruim ou insuficiente. Todos foram bom ou excelente. Isto demonstra a seriedade com que temos construído a educação superior na região e o compromisso de funcionários, professores e acadêmicos com os fundadores desta Instituição, que possibilitaram esta conquista, por meio do sonho concretizado em realidade. Por certo que temos que melhorar ainda mais, mas não deixemos de celebrar as vitórias desta conquista. Parabéns aos professores, acadêmicos e à Coordenação do Curso e do Instituto de Ciências Agrárias que tanto contribuem para a qualidade no ensino da FIMES” disse Prof. Ita de Fátima Silva Assis, Diretora Geral da FIMES.

Fonte: Departamento de Comunicação / FIMES