O curso de Agronomia é fundamental para a agricultura. Sendo a nematologia um dos conteúdos ministrados no curso, com grande relevância na sojicultura. Nesta aula prática, os alunos aprenderam a coletar amostras de solo, com finalidade de avaliar o potencial de controle de fitonematoides. A aula aconteceu na área experimental coordenada pelo Prof. Drº Luiz Leonardo Ferreira. O Docente explica que “Essa experiência prática é vital para futuros agrônomos. Uma vez que, a prática consolida a teoria, transformando-os em profissionais mais assertivos.

Além da pesquisa que envolve fitonematoides, a área experimental também contempla estudos na área de genética, densidade populacional, estrutura de planta, manejo de fungicida, indução de resistência e nutrição foliar.

Essa iniciativa desenvolvida em Mineiros/GO, irá contribuir na geração de dados e o resultado destes serão socializados com os produtores rurais, bem como, auxiliará os acadêmicos de agronomia na confecção de TCC e demais produções científicas para a UNIFIMES.

Informa, ainda, o Prof. Drº Luiz Leonardo que está montando outra unidade de pesquisa no município de Pedro Gomes/MS, com o intuito de buscar a estabilidade de manejo para a cultura da soja.