Apenas 42 entre 2.052 instituições de ensino superior de todo o país —o que corresponde a um percentual de 2%— atingiram em 2018 o conceito máximo do IGC (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade do MEC (Ministério da Educação).

Os dados foram divulgados hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC que, entre outras tarefas, é responsável pelas avaliações e indicadores da educação superior.

O Curso de Direito do Campus Trindade da Unifimes realizou o ENADE em 2018 e conquistou o CPC 4 na avaliação do INEP, os demais cursos do Campus de Mineiros, sendo eles: Administração, Direito e Psicologia conquistaram o CPC 3. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

O IGC e o CPC tem uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados desempenhos insuficientes pelo MEC. A maior parte das universidades (63,6%) se concentra no conceito 3.

O índice avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.

Centro Universitário de Mineiros- UNIFIMES- alcançou o IGC 3. O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Com esta nota a Unifimes se destaca entre as melhores instituições do estado e permanece como referência na região.