Windows Vista, o último sistema operativo da Microsoft, vem carregado de sistemas de proteção anti-cópia e de bloqueio e conteúdos por pressões de entidades como a congênere da SPA americana e outras, supostamente para combater a pirataria. Esses sistemas estão integrados na programação básica do sistema, motivo pelo qual são muito difíceis de cancelar ou contornar.
     O resultado é que, se você instala o Windows Vista, ou compra um computador que o traga pré-instalado, já não poderá ver ou gravar vídeos nem ouvir ou gravar música descarregada da Internet.
      O mais grave é que, em muitos casos, tampouco poderá faze-lo mesmo que tenha comprado legalmente o sistema, porque o DRM (sistema de proteção de direitos de autor) integrado não permite, por exemplo, que se possa copiar uma canção de um CD (comprado legalmente) para o seu leitor de MP3. Nem que possa gravar uma compilação de canções (compradas legalmente) para o leitor de CD do seu carro.
      E, freqüentemente, nem sequer poderá reproduzir um filme (comprado legalmente) no seu computador ou em qualquer outro meio que não seja um reprodutor específico autorizado pela Microsoft e pelos fabricantes de conteúdo. Se você tentar faze-lo, a reprodução, será de má qualidade ou será pura e simplesmente impedida.
      A única solução segura para evitar estes abusos é não instalar o Windows Vista, e recusar a compra de qualquer computador que o traga pré-instalado. Continue a utilizar o XP, ou considere a hipótese de mudar para o sistema operacional "livre", como o Linux.
     Se você, como eu, considera inaceitável este procedimento por parte da Microsoft, comunique o máximo de pessoas possível. Talvez ocorra que, se a Microsoft se der conta de que não consegue vender o Vista por causa desta barbaridade, pense melhor no assunto para a próxima vez.

Matéria enviada por:
 Profª MSc Silvia Alves Fernandes
Ciências Contábeis/ICADI/FIMES

Matéria escrita por:
Profº Walter Del Picchia
Professor aposentado da Escola Politécnica (POLI) da USP