Para comemorar os 25 anos do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO), o presidente da entidade, Devanir Ferreira Sobrinho, anuncia a realização do Congresso Brasileiro de Administração, em setembro.
     Segundo ele, o evento é inédito no Estado e terá como foco as produções científicas. "O congresso será realizado pelo Conselho e contemplará as celebrações do Jubileu de Prata da entidade. Nosso objetivo é oferecer aos profissionais um evento de porte internacional", afirma ele.
     A expectativa do presidente do CRA-GO, que assumiu o controle da entidade em janeiro de 2007, é que o evento atraia cerca de três mil profissionais de todo o país para Goiânia.
     Para Devanir, o momento atual, que exige mudanças na conjuntura mundial devido à crise financeira, tornou-se um desafio especial para os administradores. Segundo ele, os profissionais da Administração são peças-chave na condução das empresas e no apoio na administração pública neste momento de crise. A temática crise financeira, atuação profissional e meio ambiente vão compor a programação do Congresso Brasileiro.
     "O papel da Administração e dos seus profissionais neste momento de crise precisa ser discutido com a sociedade. Acreditamos que se trata de um momento de reorganização das empresas, o que pode significar também oportunidades de crescimento. As crises oferecem oportunidades de bons negócios e precisamos estar atentos a isto". Segundo Devanir, os administradores têm papel importante no crescimento das economias porque têm forte perfil empreendedor.
     "Os administradores não ficam somente esperando um contrato de trabalho com uma empresa, eles saem para o mercado, abrem suas próprias empresas e fomentam a economia." Além disso, o presidente do CRA-GO compara o administrador ao médico. "Os administradores são profissionais vitais para o desenvolvimento social e econômico. Sempre compara a Administração com a Medicina porque somos os médicos das empresas".
     De acordo com ele, hoje no Brasil a Administração é a profissão com o segundo maior salário, perde apenas para Medicina, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizado no ano passado. Para Devanir, os dados refletem o avanço que a profissão alcançou. "O nosso trabalho agora é para consolidar ainda mais a importância da Administração e em breve chegar ao topo do ranking das profissões com melhores remunerações," afirmou ele ao comentar que nos últimos três anos a profissão ficou em segundo na lista da FGV.
     Atualmente em Goiás há 72 faculdades de Administração, 20 mil administradores e 12 mil estão cadastrados no CRA-GO. Devanir recorda que há 25 anos existia apenas uma instituição formadora. No país, o Conselho Federal de Administração foi instituído há 44 anos. "O crescimento que tivemos nos últimos 25 anos é louvável, a profissão se consolidou e junto com os conselhos profissionais.
     A Administração é uma profissão jovem, mas que tem mostrado seu valor". Devanir destaca que uma das grandes conquistas do CRA-GO foi a implantação da unidade do Tocantins.
     O CRA-GO foi responsável pela emancipação do Conselho em Palmas, que antes era vinculado à Goiás. A transferência se iniciou em 2006 e está em fase de finalização. "Foi uma grande conquista, um fruto da organização e da força dos administradores de ambos os Estados," afirma ele que participou da fundação do CRA em Goiás.

Fonte: Jornal Eletrônico ‘CRA em Ação”
Edição 239 de 18/02/2009