O Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) da Presidência da República, Chico Menezes, os Secretários Estaduais da Cidadania e Trabalho de Goiás, Raquel Teixeira, Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Leonardo Veloso, e de Infra-estrutura, René Pompeu de Pina, e o Prefeito de Goiânia, Íris Rezende Machado, participaram na quinta-feira, 26 de abril, da abertura da II Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás.
     Também estavam presentes a integrante do Consea Nacional, Regina Miranda, a Secretária de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Kátia Campos e o assessor do Fome Zero (MDS), Nilson Figueiredo Filho.
      O evento, que se estendeu até o sábado, 28, foi realizado no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia e reuniu cerca de 300 pessoas entre estudiosos, pesquisadores e representantes dos governos municipais, estadual e federal.
      Participaram da FIMES os professores, Emílio Smiljanic Júnior – Coordenador do Curso de Zootecnia, e Maria Emília Smiljanic Carrijo – Coordenadora do Curso Arte Educação, representando o município de Mineiros. O município vizinho de Portelândia foi representado pela Irmã Iraci da Pastoral da Criança.
      O encontro apresentou um diagnóstico da insegurança alimentar e nutricional em Goiás e propôs algumas ações para os governos estadual e federal.
      O conceito de segurança alimentar e nutricional vai além da idéia de saciar a fome. Ele prevê que toda pessoa tem direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Esse deve garantir de forma a respeitar as características culturais de cada região e suas particularidades no ato de alimentar.
      No evento, foram eleitos os representantes de Goiás para a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Fortaleza (CE), de 03 a 06 de julho.
      A Conferência Nacional será o maior evento sobre o tema no país, com 2.000 participantes, contando, inclusive, coma a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de convidados internacionais.

Matéria enviada por:
Profª Maria Emília Smiljanic Carrijo
Coordenadora do Curso de Arte Educação/FIMES
Confira a programação
<https://www.planalto.gov.br/Consea/static/do*****entos/Outros/programação_go.pdf