Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mineiros possui três áreas de riscos susceptíveis de ocorrência de desastres naturais e que precisam ser monitoradas.

Um convênio firmado pela Prefeitura de Mineiros e o CEMADEN, permitiu a instalação de três Pluviômetros Automáticos em pontos estratégicos, próximos às áreas de maior grau de risco, o que não significa que onde estão instalados já são estas áreas, pois a sua abrangência alcança um raio de até 1500 metros.

O objetivo é coletar informações hidrológicas para fins de monitoramento de riscos, permitindo ações preventivas para se evitar danos ao meio ambiente e à população em geral, especialmente àquelas que estão nestas áreas de risco.

O Programa de monitoramento tem, como um de seus coordenadores, o ex-aluno de UNIFIMES Demerval Aparecido Gonçalves, do curso de Ciência da Computação (1997), com mestrado em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2008).

Os equipamentos foram instalados na Estação Rodoviária, CMEI Althayra Ambrosina e UNIFIMES.