O Diretor Clínico do consultório veterinário da UNIFIMES, Prof. Dr. Fábio André Araújo, informa que o setor estará funcionando no mês de julho de 2017 a partir do dia 10. Um breve recesso ocorrerá na semana de 3 a 7 devido às férias do professor. O funcionamento do consultório nas férias é importante para a população mineirense, tendo em vista que muitos animais estão sob tratamento contínuo e acompanhamento das Médicas Veterinárias Dra. Myrtha Rodrigues e da Profa. Dra. Gracielle Pádua. Além delas, os estagiários selecionados estarão colaborando com o atendimento, sempre buscando um atendimento de excelência dentro das condições disponibilizadas.

O diretor clínico esclarece ainda que o consultório veterinário não atende emergências (Ex.: Fraturas, intoxicações, atropelamentos), bem como não realiza procedimentos cirúrgicos, anestésicos e internações (Ex: Parvovirose e Cinomose). Isso se deve ao fato do registro do estabelecimento junto ao Conselho de Veterinária (CRMV-GO), cuja legislação (resolução No 1015 de 2012) especifica a diferença entre ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais, cada um destes estabelecimentos com funcionamento e equipamentos específicos para atender de forma adequada a sociedade. Assim, o diretor pede paciência aos mineirenses e que procurem clínicas particulares nestes casos supracitados. A UNIFIMES está trabalhando para ter clínica própria e assim atender melhor a cidade de Mineiros e região.

Finalmente, o Prof. Dr. Fábio gostaria de informar antecipadamente que as consultas gratuitas do bolsa família, aposentados com um salário mínimo e desempregados estão SUSPENSAS. A razão principal é a falta de controle com os dados dos beneficiários do Bolsa Família e a falta de comprovação de alguns clientes nas outras situações. Para não haver prejuízo ao atendimento de pessoas carentes, o diretor recomenda que os animais de pessoas do bolsa família, aposentados e desempregados sejam atendidos nas aulas práticas do curso de veterinária ou projetos de pesquisa e extensão vinculados ao consultório veterinário. Aliás, nestes casos, qualquer cidadão pode ser atendido com isenção de consulta em aulas práticas, mediante assinatura de termo de compromisso. Enfatiza ainda que os materiais de consumo e medicações serão cobrados nestes casos.

Em julho não haverá então atendimento gratuito por não haver aulas práticas. Entretanto, vale ressaltar que os valores cobrados no consultório já são inferiores aos praticados no mercado, o que torna mais acessível aos proprietários de animais de baixa renda. As vacinas multivalentes para cães e gatos do consultório veterinário também são mais em conta, visando justamente estimular a vacinação dos animais EM CONSULTÓRIO VETERINÁRIO, COM VETERINÁRIOS, como manda a legislação, imunizando adequadamente os animais.

A UNIFIMES conta com a compreensão de todos e agradece a preferência!