Os conselhos federais de odontologia, de enfermagem, de fonoaudiologia,
de biblioteconomia e de fisioterapia e terapia ocupacional poderão, a
partir de agora, colaborar com o Ministério da Educação nos processos
de autorização e reconhecimento dos cursos de graduação. Termos de
colaboração para esse fim foram assinados nesta terça-feira, 23, entre
o MEC e essas entidades.
de biblioteconomia e de fisioterapia e terapia ocupacional poderão, a
partir de agora, colaborar com o Ministério da Educação nos processos
de autorização e reconhecimento dos cursos de graduação. Termos de
colaboração para esse fim foram assinados nesta terça-feira, 23, entre
o MEC e essas entidades.
O objetivo do ministério é aprimorar os procedimentos de regulação da
educação superior, permitindo a manifestação dos conselhos
profissionais em relação às condições de ensino e à pertinência,
relevância e inovação oferecidas pelos cursos em análise. Na avaliação
dos pedidos de autorização, reconhecimento e renovação de
reconhecimento dos cursos, os pareceres dos conselhos serão
considerados pelo MEC.
educação superior, permitindo a manifestação dos conselhos
profissionais em relação às condições de ensino e à pertinência,
relevância e inovação oferecidas pelos cursos em análise. Na avaliação
dos pedidos de autorização, reconhecimento e renovação de
reconhecimento dos cursos, os pareceres dos conselhos serão
considerados pelo MEC.
“A participação dos conselhos
profissionais nos processos regulatórios efetuados pelo MEC vai
contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior”, afirmou
o diretor de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Paulo
Wollinger, na cerimônia de assinatura das parcerias, realizada na sede
do Ministério, em Brasília.
profissionais nos processos regulatórios efetuados pelo MEC vai
contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior”, afirmou
o diretor de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Paulo
Wollinger, na cerimônia de assinatura das parcerias, realizada na sede
do Ministério, em Brasília.
Em 2009, o MEC já havia celebrado
termos de colaboração com os conselhos federais de engenharia,
arquitetura e agronomia; contabilidade, administração, biomedicina,
química, farmácia e biologia. Atuação semelhante é exercida pelo
Conselho Nacional de Saúde e pela Ordem dos Advogados do Brasil, que
também emitem pareceres ao MEC em relação à criação de novos cursos de
medicina, odontologia, psicologia e de direito, respectivamente.
termos de colaboração com os conselhos federais de engenharia,
arquitetura e agronomia; contabilidade, administração, biomedicina,
química, farmácia e biologia. Atuação semelhante é exercida pelo
Conselho Nacional de Saúde e pela Ordem dos Advogados do Brasil, que
também emitem pareceres ao MEC em relação à criação de novos cursos de
medicina, odontologia, psicologia e de direito, respectivamente.
Capacitação
– Na tarde desta terça, os representantes dos conselhos participaram de
uma oficina de capacitação para conhecer o e-MEC, o sistema eletrônico
de tramitação de processos relativos à regulação e supervisão das
instituições de educação superior e de seus cursos. É por meio do
sistema que os conselhos poderão acompanhar a tramitação dos
requerimentos em andamento e apresentar seus pareceres ao MEC. A
análise das entidades será feita, principalmente, com base nos aspectos
referentes a projetos pedagógicos dos cursos, corpo docente e
infraestrutura.
– Na tarde desta terça, os representantes dos conselhos participaram de
uma oficina de capacitação para conhecer o e-MEC, o sistema eletrônico
de tramitação de processos relativos à regulação e supervisão das
instituições de educação superior e de seus cursos. É por meio do
sistema que os conselhos poderão acompanhar a tramitação dos
requerimentos em andamento e apresentar seus pareceres ao MEC. A
análise das entidades será feita, principalmente, com base nos aspectos
referentes a projetos pedagógicos dos cursos, corpo docente e
infraestrutura.
Fonte: Ministério da Educação