O Encontro de Iniciação Científica da FIMES é a oportunidade dos acadêmicos e pesquisadores da instituição apresentarem para a comunidade acadêmica os resultados de suas pesquisas e observações.
     O III Encontro de Iniciação Científica da FIMES foi realizado com parte integrante da V Semana Universitária sendo que, no dia 25 de setembro, quinta-feira, os trabalhos foram expostos ao público em geral. E, no dia 26, sexta-feira, todos foram julgados por banca examinadora, constituída segundo área de atuação.
    Foram inscritos 27 trabalhos das diversas áreas do conhecimento e, apenas um de cada Instituto, foi o vencedor. No ICA – Instituto de Ciências Agrárias, aconteceu um empate entre três trabalhos.
    Segundo o Coordenador de Pesquisa da FIMES, Prof. MSc Arley Portugal, “a exposição e as avaliações transcorreram em conformidade com o planejado, e apesar de ser meu primeiro ano à frente das atividades do III Encontro de Iniciação Científica, eu acredito que conseguimos atingir nosso objetivo: expor à comunidade acadêmica e mineirense os trabalhos de pesquisa realizados pela Instituição. Para a próxima edição devemos iniciar as atividades mais cedo, com o objetivo de melhorar cada vez mais a apresentação e a avaliação dos trabalhos”.
    Segue abaixo, por Instituto os trabalhos finalistas:

ICA – 03 TRABALHOS (EMPATE)
UTILIZAÇÃO DE TORTA DE NIN(AZADARACHTA INDICA A.JUSS) PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE EUCALIPTO UROPHILA.
Autores: João Fábio Barbosa de Melo(acadêmico) e Prof. MSc Arley Figueiredo Portugal;

VIVEIROS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Autores: Kátia F. Cabral; Alcebíades Diogo; José V. Souza(acadêmicos) e Prof. Márcia M. de Paula;

CLASSIFICAÇÃO DE SÍTIOS FLORESTAIS PARA BRACATINGAS(MIMOSA SCABRELLA) NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA.
Autores: Kátia F. Cabral(acadêmica) e Prof. Mestrando Eder P. Miguel;

ICADI – 01 TRABALHO
INVENTÁRIO DE COMPUTADORES EM AMBIENTES CORPORATIVOS USANDO SOFTWARE LIVRE NACIONAL.
Autores: Rodrigo Pagliarini Machado(acadêmico) e Prof. Msc Rayner Gomes Sousa;

ISE – 01 TRABALHO
O USO DE ALGUMAS TECNOLOGIAS NUMA COMUNIDADE ESCOLAR.

Fonte: Coordenação de Pesquisa
Prof. MSc Arley Figueiredo Portugal