Passos para Votar nas Eleições 2016 da UNIFIMES:

Passo 01: De posse do CPF e documento com foto, encaminhe-se para a seção em que você está cadastrado para votar (lista disponível no site e nos murais das unidades da UNIFIMES).

Passo 02: Na seção, ao ser chamado, apresente-se ao Mesário e entregue seus documentos (CPF e documento com foto). Enquanto você assina seu nome na lista de presença ele irá liberar a urna para que você possa votar.

Passo 03: Quando autorizado pelo Mesário, vá para a urna de votação, onde encontrará uma tela semelhante à mostrada na Figura 1:

Passo 04: Selecione a opção desejada clicando com o mouse em cima da mesma, após selecionada a opção clique no botão Confirma (Botão Verde) para concluir a votação. Caso deseje selecionar outra opção, basta clicar em Corrige (Botão Laranja) e selecionar a opção desejada, e em seguida clicar no botão Confirma (Botão Verde) para concluir a votação. Assim que clicar no botão Confirma, você será redirecionado para uma tela semelhante à Figura 2 e deverá ouvir um sinal sonoro semelhante ao utilizado nas urnas eletrônicas de votação para prefeito, governador, presidente, etc, sinalizando o fim da votação.

Passo 05: Parabéns! Você exerceu seu direito de voto para escolher o melhor futuro do Centro Universitário de Mineiros.

Eleitor, seu voto é secreto!

Para assegurar o segredo dos votos o Sistema Online de Votação – Sovoto, utiliza técnicas de Criptografia, gravando os dados de forma codificada (embaralhada) em sua base de dados, impossibilitando a identificação dos votos pelos usuários do sistema. O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas “Kryptós” e “gráphein”, que significam “oculto” e “escrever”, respectivamente, trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação, garantindo sua segurança e integridade.

Fernando Markus de Castro
Membro da Comissão Eleitoral