Buscando atender o principio maior da comunicação, que é o de informar e proporcionar melhores oportunidades a todos da comunidade acadêmica, disponibilizamos um rol de instituições nacionais e internacionais proponentes de oportunidades de capacitação técnica.
     Assim, efetivamente atendemos às demandas do cidadão que busca uma melhor qualificação profissional.
      Segue lista de instituições nacionais e internacionais com oferta de bolsa de estudo e pesquisa. Confira!

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico/DAAD:
Fundado em 1925 e reinstituído em 1950, é uma associação sem fins lucrativos, cujos membros são 231 Instituições de Ensino Superior e 127 grêmios estudantis da Alemanha.
Bolsas oferecidas: doutorado, pós doutorado e especialização na Alemanha para brasileiros. As bolsas são para diversas áreas do conhecimento.
Informações: https://rio.daad.de/index.htm

ALEXANDER VON HUMBOLDT FOUNDATION (AvH)
Bolsas oferecidas: para pesquisadores estrangeiros (pós-doutorado) na Alemanha, em diversas áreas, principalmente em ciências humanas, saúde e ambiente.
Informações: www.humboldt-foundation.de

CÂMARA AMERICANA (AMCHAM INTERNATIONAL FELLOWSHIP PROGRAM)
Bolsas oferecidas: mestrado em diversas áreas, nos Estados Unidos,
em especial para tecnologia.
Informações: www.amcham.com.br ou advising@alumini.org.br

CENDOTEC – CENTRO FRANCO-BRASILEIRO DE DO*****ENTAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA
Bolsas oferecidas: para pesquisa de pós-doutorado na França
Informações: www.recherche.gov.fr/recherche/internat

CIMO – CENTER FOR INTERNATIONAL MOBILITY
Bolsas oferecidas: auxílio para docentes universitários e pesquisadores de pós-graduação na Finlândia.
Informações: www.cimo.fi ou cimoinfo@cimo.fi

COMISSÃO FULBRIGHT
Bolsas oferecidas: "mestrado-sanduíche" (realizado parte no exterior parte no Brasil) em educação ou comunicação.
Informações: www.info.Incc.br/Fulbright – fulbright@brnet.com.br ou (0xx61) 364-3824,

CONSELHO BRITÂNICO (THE BRITISH COUNCIL)
Bolsas oferecidas: para MBA no Reino Unido em diversas áreas, exceto artes e línguas.
Informações: www.educationuk.org.br ou www.britishcouncil.org/brazil
(0xx11) 3038-6950

CONSULADO GERAL DA SUIÇA
Bolsas oferecidas: o governo suíço oferece bolsas de especialização para brasileiros em diversas áreas, desde que prioritárias ao desenvolvimento econômico do país.
Informações: www.admin.ch/bbw/e/bildung/eskas.html

EMBAIXADA DA ARGENTINA NO BRASIL – PROGRAMA MUTIS
Bolsas oferecidas: mestrado e especialização em universidades argentinas para diversas áreas.
Informações: www.me.gov.ar/becas e www.ses.me.gov.ar/paies

EMBAIXADA DA AUSTRÁLIA
Bolsas oferecidas: mestrado e doutorado com pesquisa acadêmica. As bolsas, pronunciadas pelo governo da Austrália, devem ser solicitadas diretamente nas universidades australianas.
Informações: www.embaixada-australia.org.br

EMBAIXADA DO CANADÁ
Bolsas oferecidas: vários programas, incluindo bolsas para docentes e doutorando para pesquisa de tese. Interessados devem entrar em contato diretamente com as universidades canadenses.
Informações: www.icss-ciec.ca

EMBAIXADA DA ITÁLIA
Bolsas oferecidas: somente pós-graduação para brasileiros que desejam realizar cursos de especialização e doutorado em pesquisa, em todas as áreas.
Informações: acadêmicas: www.murst.it
formulários: www.esteri.it
gerais: (0xx61) 442-9900

FUNDAÇÃO FORD
Bolsas oferecidas: bolsas de pós-graduação para pessoas com acesso restrito em diversas áreas como Meio ambiente e desenvolvimento e cooperação internacional
Informações: www.programabolsa.org.br

FUNDAÇÃO INTERNACIONAL MATSUMAE
Bolsas oferecidas: para doutores estrangeiros que queiram realizar pesquisa nas áreas de ciências naturais, engenharia e medicina, no Japão
Informações: pelo site: www.mars.dti.ne.jp/~mif

GOVERNO ESPANHOL
Bolsas oferecidas: mestrado, doutorado em diversas áreas
Informações: www.consuladoespanhasp.org.br , www.aeci.es , www.mec.es , www.becasmae.com

GUGGENHEIM MEMORIAL FOUNDATION
Bolsas oferecidas: para pesquisa e criação artística
Áreas: Ciências Naturais, Ciências Sociais, Humanidades e Criação Artística
Informações: pelo site: www.gf.org/portug.html

HUBERT H. HUMPHREY FELLOWSHIP PROGRAM
Bolsas oferecidas: aperfeiçoamento profissional nos Estados Unidos em várias áreas.
Informações: www.iie.org/pgms/hhh

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
O que faz: divulga informações sobre bolsas de estudo oferecidas por organismos internacionais, órgãos estrangeiros públicos e privados e agências estrangeiras de fomento ao desenvolvimento.
Informações: www.cer.mre.gov.br

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA)
Geralmente para mestrado, mas também são oferecidas bolsas de especialização e de pesquisa. As bolsas têm duração mínima de 3 meses e máxima de 2 anos.
Área: Qualquer área (com exceção da área médica)
Informações: www.oea.org

RIPA INTERNATIONAL – INTERNATIONAL TRAINING FOR MODERN MANAGEMENT
Bolsas Oferecidas: Treinamento em diversas áreas para um Gerenciamento Moderno, em Londres, Inglaterra
Informações: ripa.training@capita.co.uk

ROTARY CLUB
Bolsas oferecidas: mestrado em diferentes áreas fora do país
Informações: www.rotary.org.br

WWF-BRASIL – PROGRAMA NATUREZA E SOCIEDADE
Bolsas oferecidas: apoio à pesquisa de mestrado e doutorado em ambiente
Informações: www.wwf.org.br

CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
Bolsas oferecidas: mestrado, doutorado e pós-doutorado, no Brasil e no exterior.
Informações: www.capes.gov.br ou (0xx61) 410-8860

CNPq – CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Bolsas oferecidas: de iniciação científica a pós-doutorado, no Brasil e no exterior.
Informações: www.cnpq.br ou 0800-619697

CRUB – CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
O que faz: divulgação de bolsas para pós-graduação oferecidas por entidades nacionais e estrangeiras.
Informações: www.crub.org.br

FAPESP – FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO