A Comissão de Educação e Cultura promoveu na quinta-feira (21) audiência pública para discutir o reconhecimento dos diplomas de brasileiros que fizeram pós-graduação no exterior.

A reunião foi sugerida pelo deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE). O parlamentar destaca que a falta de vagas para mestrado e doutorado tem levado muitos pesquisadores a procurar instituições estrangeiras. Porém, quando voltam ao País, diz, as universidades brasileiras dificultam o reconhecimento dos diplomas expedidos pelas instituições estrangeiras.
     "Na busca de fazer valer o direito de reconhecimento dos diplomas estrangeiros, os alunos formados no exterior têm problemas com lentidão e, em alguns casos, com o alto custo dos processos, além da falta de normas para aprovar os pedidos de revalidação de títulos", afirma Paulo Rubem.
     Foram convidados para a audiência:
          – O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota;
          – O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Diógenes Cilone;
          – O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Edson de Oliveira Nunes;
         – O presidente da Associação Nacional de Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior, Vicente Celestino de França;
          – A senadora Ideli Salvatti (PT-SC);
         – O professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Antônio Teodoro;
         – O presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Luiz Antônio Arantes.

Matéria acessada no site
<www.goiaseducacao.com.br>