Entre os dias 18 e 21 de maio, aconteceu em Pirenópolis/GO, no Campus da UEG,  o 58º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

A Unifimes, juntamente com a Universidade Estadual de Goiás, UEG, e a Universidade de Rio Verde (UniRV), foram as  anfitriãs do evento e no dia 19, a Unifimes ofereceu um Jantar Festivo a todos os participantes, que contou com a belíssima apresentação cultural  da Orquestra Raiz da Unifimes.

Reitores e vice-reitores de 42 instituições  se reuniram para discutir sobre a temática “Ciência, Tecnologia e Inovação”, com representantes de ministérios, fóruns e agências convidados parar proferir palestras e abordar algumas especificidades do tema abordado.

Nomes como o do Professor Edward Madureira, Secretário de Ciência e Tecnologia para inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o de Gesil Amarante, diretor técnico do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência Tecnologia (Fortec), discorreram sobre o novo marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, explicitando sobre a importância do marco para a evolução das pesquisas acadêmicas e suas contribuições para o desenvolvimento social e tecnológico da sociedade brasileira.

O gerente de planejamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Jackson Silvano de Toni, abordou a política industrial brasileira e suas implicações para a ciência, a tecnologia e a inovação

O Senador Cristóvão Buarque, ministrou palestra sobre “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Nacional”. Ele enumerou pontos chaves fundamentais para o progresso do país.

O evento foi finalizado com o relato de experiências de diversas Universidades, como: UEG, UEPB, UESC e UEM.