O Banco do Brasil anunciou na terça-feira, 4, o lançamento dos novos cartões da instituição, que além das funções de débito, crédito, terão a possibilidade de armazenar certificados digitais ICP-Brasil.
     No caso do BB, o certificado será o e-CPF ou e-CNPJ, padrão da Receita Federal.
    Segundo a instituição, pelo menos 12 mil cartões deverão ser emitidos para empresas ligadas ao comércio exterior. Essas companhias deverão ter suas operações simplificadas com relação ao Fisco. Outros oito mil serão adotados no âmbito do Governo Federal e mais 1,2 mil, serão destinados para os deficientes visuais, clientes da instituição financeira.
    A expectativa é que, no médio prazo, as empresas clientes do Banco do Brasil que necessitem emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), os microempresários e todo o mercado corporativo devam migrar para os novos cartões.
    Os usuários pessoas físicas, entretanto, ainda deverão demorar, pois o uso da nova tecnologia somente virá à medida que o governo e o comércio eletrônico começarem a exigir a ferramenta nas transações correntes. Além disso, ainda será necessária a disseminação do uso da certificação digital no País, antes que os clientes possam utilizá-la.
    Outra aplicação imediata do certificado digital nos novos cartões do Banco do Brasil – que adotará o padrão e-CPF da Receita Federal – será nos cartões de pagamento do governo federal, dispositivos, aliás, que já foram objeto de polêmica por conta do seu uso de forma abusiva.
     Os demais servidores públicos, embora recebam seus salários pelo BB, poderão optar por cartões com certificados digitais emitidos por Autoridade Certificadora, vinculadas aos seus órgãos. Por exemplo, os funcionários de Tribunais superiores poderão obter cartões com os certificados da AC-Jus. "Para os nossos clientes, no varejo, nós iremos entregar o e-CPF", explicou a gerente-executiva de segurança do Banco do Brasil.

Fonte: Terra Tecnologia
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Em 07/11/2008