O cardeal Zenon Grocholewski, prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica do Vaticano, entregou, no dia 8, terça, em Goiânia, os do*****entos da Santa Sé concedendo o reconhecimento pontifício à Universidade Católica de Goiás (UCG).
     O reitor da UCG, Wolmir Amado, agradeceu a honraria que transforma a UCG em Pontifícia Universidade Católica, depois de um processo encaminhado há seis anos.
     O anúncio se deu na solenidade de entrega do título DOUTOR HONORIS CAUSA ao cardeal.
    Em carta da Congregação de Instituições Católicas (Congregatio de Institutione Catholica), datada em Roma, no dia 3 deste mês e dirigida ao arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, o cardeal Zenon comunica a instituição canônica da Universidade Católica de Goiás e aprovação dos seus estatutos por um período experimental de cinco anos. No mesmo do*****ento, o professor Wolmir Amado é confirmado reitor da Universidade.
     A carta diz ainda que “estamos seguros que a Universidade Católica de Goiás, em sua nova configuração jurídica, estará em grau de dar uma qualificada contribuição à formação cultural e católica, tanto quanto à pesquisa científica do Brasil”.
     O Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldissei, ressaltou, na oportunidade, que a “Universidade Católica, como afirma a Constituição Ex Corde Ecclesiae, inserindo-se no ‘sulco da tradição que remonta à própria origem da Universidade’, é um ‘centro incomparável de criatividade e de irradiação do saber para o bem da humanidade’, onde é própria e específica ‘a ardente procura da verdade e a sua transmissão”.
    E acrescentou: “para a Igreja, a Universidade Católica se torna um instrumento formidável de evangelização, como lugar de investigação científica dos ‘mistérios do homem e do mundo, esclarecendo-os à luz que a Revelação lhe dá’”.

Fonte: www.ucg
Acessado no site: