O encontro na SESU em Brasília, em 30 de junho, com o Professor Luiz Claudio Costa, Secretário de Educação Superior, apresentou bons resultados. A Reitora, Ita de Fátima Silva Assis; o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Nilvan Domingos Barbosa e demais integrantes da comissão representantedas instituições municipais de ensino superior, tiveram a oportunidade de entregar ao secretário da SESUa "Carta de Taubaté", documento elaborado durante reunião na cidade paulista que elenca asnecessidades das Fundações Municipais de Ensino Superior.
 
O referido documento apresenta, dentre as principais reivindicações: pedido de repasse derecursos do Ministério da Educação às Instituições Municipais de Ensino Superior com o objetivo deinstituir Programa de ampliação da oferta de Ensino Superior; pedido de alteração na Lei no 10.260, de 12de julho de 2001, que dispõe sobre o FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior nocaso específico das instituições municipais de ensino superior que contribuam para institutos deprevidência e/ou seguro social próprios dos respectivos municípios, a fim de que o pagamento dasoperações de financiamento seja realizado com recursos desse fundo; pedido de equiparação das IESmunicipais às IES estaduais e federais.
 
O secretário, após elogiar a iniciativa, pediu 60 dias para apresentar o projeto a Presidente Dilma,lembrou ainda, que a proposta deve ser uma iniciativa voltada especificamente para o ensino superior, queé uma das metas do Governo Federal. E como resposta aos seus questionamentos, a comissão teve anotícia de que a partir do dia 27 de julho uma equipe técnica iniciará a verificação da possibilidade de seestabelecer, realmente, o convênio. “Acredito que essa parceria será um grande salto para as Fundações.”Conclui e avalia a Reitora, Mestre Ita de Fátima Silva Assis.