O presidente da Capes aproveitou a Reunião Anual da SBPC para anunciar três políticas de formação de pesquisadores.
     O primeiro é o Programa Bolsa para Todos que será posto em prática já neste semestre. Todos os pós-graduandos aptos a receber bolsa (ou seja, sem vínculo empregatício) passarão a receber o benefício em 2010. Deverão ser beneficiados cerca de 2,5 mil alunos.
        Outros dois programas foram anunciados pela Capes:
               – o primeiro para apoiar estágios para alunos de graduação em férias;
            – o segundo para levar pesquisadores seniores a trabalharem em unidades de pesquisa nascentes. Pesquisadores senior, aposentados ou em vias de se aposentar receberão bolsa de mais de 7 mil reais, por até 5 anos,  para trabalhar em unidades de ensino ou formação. O convite deverá partir da Universidade, para seus programas de pós graduação, laboratórios, novos departamentos em articulação com a Capes após aceitação do pesquisador senior.
      Leia sobre as medidas na p. 5 do Jornal da Ciência da SBPC (IMPRESSO) número 649 de 32/07/2009, nossa Fonte.

Fonte: www.goiaseducacao.com
Acessado em 06/08/2009