O Centro Universitário de Mineiros – Unifimes, Campus Trindade, realizou, entre os dias 06 e 12 de novembro, a IV Semana Universitária, um evento gratuito que reúne alunos, professores, servidores e comunidade em geral.

A abertura do evento, realizada no dia 6 de novembro, contou com a presença da Reitora da Instituição, professora Ita de Fátima, do Diretor do Campus, professor Sebastião Donizete, e da Coordenadora do curso de Direito de Trindade, professora Luá Cristine. A solenidade de abertura contou com palestras sobre “a atuação da defensoria pública do Estado e Município de Trindade”, ministrada pela Drª. Giovana Figueirido Leite, Defensora Pública do Estado de Goiás – Núcleo de Trindade, sobre os “desafios da abordagem policial em casos de violência doméstica”, ministrada pela Prof.ª Magna Lucia Gonçalves, e também sobre “Medicina Legal e Criminalística na apuração de feminicídios, violência doméstica e crimes sexuais”, ministrada pela Prof.ª Gyzele Cristina Xavier Santos Souza.

Na quarta-feira, dia 07, a rodada de palestras contou com o Prof.º David Martins de Cerqueira, que explanou sobre “A institucionalização do Estado Plurinacional como garantia para efetivação dos Direitos Humanos: uma perspectiva comparada entre o brasil e Bolívia”, com o professor Guilherme de Moraes Bittar, que abordou a questão “O Papel dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos no ordenamento jurídico brasileiro: o difícil diálogo entre Constituição, Jurisprudência do STF e doutrina internacionalista”, e também com o Prof. Philipe Anatole Gonçalves Tolentino, que falou sobre “ADPF 347: O estado de coisas inconstitucional no sistema jurídico brasileiro”.

Na quinta-feira, dia 08, o evento teve a participação dos seguintes professores palestrantes: Prof. Dr. Everton Sotto Tibiriçá Rosa, que falou sobre “Finanças Públicas e Economia Monetária: História, Mito e Cidadania”; Prof.ª Mirela Faleiros Rezende explanou sobre os “Impactos da tributação nas relações de gênero sob a ótica (ou a luz) da sociedade fiscal”; Prof. Pedro Vitor Garcia Ramos que debateu sobre o “O novo Regime Fiscal Brasileiro e a Democracia: Interpretações sobre uma incompatibilidade”; e Prof. Flavio Batista do Nascimento que falou sobre a “Efetividade de direitos e a erosão das finanças públicas”.

Na sexta-feira, dia 09, foi realizado um Workshop da Nova Jurídica, conduzido pelas advogadas Dr.ª Ana Carolina Pinheiro Feitoza e Dr.ª Mariana Motta Ribeiro, trazendo como tema o “Empreendedorismo, Inovação, Criatividade, uma nova mentalidade para os profissionais e estudantes da área jurídica”.

No dia 12 o evento foi encerrado com apresentações dos projetos de pesquisa dos acadêmicos do curso de Direito da Instituição.