Vale lembrar neste momento, que quando a FIMES foi constituída em 1985 já pensou-se que um dia ela se tornaria UNIVERSIDADE. Nasceu uma FUNAÇÃO MUNICIPAL, criando as FACULDADES ISOLADA. Em 15 de novembro de 2002 a comunidade se reuniu e, pormeio do DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO, decidiu continuar lutando por este projeto.
      Dando continuidade a este sonho a Diretoria Executiva, juntamente com a comunidade acadêmica continuou os trabalhos em direção à UNIVERSIDADE. O período de 2004 a 2009 é marcado pelo credenciamento da FIMES como FACULDADES INTEGRADAS, autorizada pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás. No início deste ano de 2009 recebemos do CEE/GO orientação para solicitar o credenciamento, a partir de 2010, como CENTRO UNIVERSITÁRIO.
    Os trabalhos iniciados em 1985 continuam e este é mais um passo rumo ao que queremos para a FIMES: SER UMA UNIVERSIDADE.
    O que fizemos a partir de 2008 foi intensificar as discussões com todos os segmentos da comunidade, procedendo a elaboração dos do*****entos exigidos para que ela se torne CENTRO UNIVERSITÁRIO a partir do ano de 2010.
   O Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que fundamentarão o processo de credenciamento das Faculdades Integradas de Mineiros como Centro Universitário de Mineiros a partir de janeiro de 2010 é resultado do trabalho da Comissão de Sistematização instituída, dos grupos de trabalho de Institutos, Departamentos, Colegiados de Curso e demais setores representativos da Instituição, bem como do Conselho Superior.
   Além da Comissão de Sistematização, existem outras Comissões (Comissão Permanente de Avaliação, Representação Estudantil), responsáveis pela elaboração do novo Estatuto e do Regimento do Centro Universitário, do Plano de Cargos e Salários, bem como discussões e levantamento de propostas, referentes às políticas de Ensino Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, expansão dos cursos, e as formas de se trabalhar com excelência objetivando a oferta de ensino de qualidade.
    Essas questões foram levadas via coordenadores de Institutos e Cursos para serem discutidas nos Colegiados de cursos por cada Instituto; fizeram parte das reuniões professores acadêmicos, e representantes da área administrativa.
    Além disso, a Diretoria Executiva trouxe para falar sobre Centro Universitário para a comunidade em geral e em especial para o Conselho Superior dois doutores da área, pesquisadores de Políticas Públicas Educacionais: Prof. Doutor João Ferreira de Oliveira da Universidade Federal de Goiás, e Prof. Doutor Potiguara Acácio Pereira da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.
    Outra forma de tornar essa proposta coletiva e participativa foi a realização de do Diagnostico Rápido Participativo, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação da Instituição. Participaram deste momento dois representantes de acadêmicos por turma, todos os professores, funcionários administrativos, conselheiros, ex-alunos, equipe diretiva e representantes da comunidade.
     Neste encontro foram discutidos: a FIMES – ontem, hoje, e o que a comunidade quer que ela seja no futuro, foram também levantados os seus pontos considerados fortes e os que precisam ser melhorados, bem como apontados, sugestões para superação dos pontos que necessitam de melhorias.
    O PPPI (Projeto Político Pedagógico Institucional) será um do*****ento resultante da discussão coletiva sobre as bases sócio-filosóficas e epistemológicas do Centro Universitário, suas dimensões institucionais, educativo-cultural, didático-pedagógica, bem como em relação à estrutura técnico-administrativa institucional.
     E o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) é um do*****ento que identifica a IES no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõem, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver, bem como a estrutura física e orçamentária, e a criação de outras unidades fora da sede.
     Os do*****entos ora apresentados são a definição formal do Centro Universitário que se pretende, e pelo qual irá se constituir via compromisso da comunidade acadêmica que o compõe, e que o percebeu como elemento importante, na região.
     Importante é constatar que a comunidade, participa de forma concreta desse processo de construção sendo conhecedora dos seus pontos fortes e fracos, porém conscientes do seu processo de construção histórica, com início nos anos de 1980, implantando o primeiro curso em 1985 e sua trajetória marcada pela ativa participação da comunidade local.
     Entendemos, assim, que o PPPI e o PDI representarão a imagem da realidade vivida e, ao mesmo tempo, a VONTADE de construir mais e melhor. Por isso, sua elaboração não tem como resultado um do*****ento frio, estático ou estanque. O PPPI e o PDI são do*****entos condutores em relação à UTOPIA deste Centro Universitário que desejamos e definimos construir como compromisso social e coletivo.

Fonte: Assessoria de Graduação
FIMES