Em ranking elaborado pela chinesa Shanghai Jiao Tong University, o Brasil apresenta cinco universidades entre as 500 melhores do mundo.
     A lista continua dominada pelos Estados Unidos, que possui 17 instituições entre as 20 melhores.
     O Brasil é o primeiro país latino-americano na lista, na 22º posição. Um pouco atrás aparecem Argentina e México em 24º e 25º. Os dois países, porém, possuem apenas uma instituição no ranking, ambas entre as 200 melhores. O país ainda está a frente de lugares como a Índia e os países do leste europeu.
     As cinco universidades brasileiras são, na ordem: Universidade de São Paulo (a melhor colocada, única brasileira entre as 200 melhores); a Unicamp; a UFRJ; a UNESP e a UFMG.
     Elaborado desde 2003, o ranking usa como metodologia desempenho em pesquisas acadêmicas, número de publicações em revistas científicas, premiações de alunos, etc. No ranking dos países, a colocação das instituições tem mais peso que sua quantidade no quadro geral.

Fonte: Jornal da Educação
14/08/2007 15:10h –