Segundo dados do balanço anual divulgado na última semana pela Point Topic, o Brasil encerrou 2008 com a nona posição mundial em número de assinantes de banda larga, com 9,7 milhões de usuários em todas as tecnologias, marcando no quarto trimestre a sexta maior expansão de base, à frente de Índia, Rússia, Japão e Itália. Globalmente, foram adicionados 59,2 milhões de novos usuários de banda larga no período, diz o balanço.
     Os dados regionais mostram que a América Latina responde por 6,33% da base mundial de banda larga. A liderança cabe à Europa, com 25,7% de participação, seguida da Ásia, com 22,7%.
     No ranking dos dez maiores países em assinantes de banda larga, a liderança é da China, com 83,37 milhões de usuários, à frente dos Estados Unidos, com 79 milhões.
    A distância entre os dois países aumentou entre o terceiro e o quarto trimestre do ano passado, passando de 3,95 milhões para 4,29 milhões, respectivamente, o que indica crescimento mais acelerado no mercado chinês sobre o americano.

Fonte: www.olhardigital.com.br
Acessado em 13/04/2009