Duração do Curso:

O tempo previsto para completar o curso varia entre 06 e 12 meses

Vagas e Turno:

Número de vagas por turma: 45
Turno: Integral (Sábado)

Investimento:

Número de Parcelas: em até 24 vezes
Valor mínimo da Parcela: R$ 145,83
Desconto nas mensalidades: pagamentos até dia 08 de cada mês: 10%

Habilitação e Carga Horária:

Habilitação: Especialização lato sensu
Carga horária do curso: 360 horas/aula

Objetivo Geral

Capacitar profissionais que atuem na intersecção de várias áreas do conhecimento, em programas de formação, planejamento, implementação e avaliação de políticas e ações de inclusão e desenvolvimento social.

Objetivos específicos

  • Compreender os fundamentos da Análise do Comportamento aprofundando-se nos seus princípios básicos, incluindo os conceitos de reforço, punição, extinção e generalização, dominando as metodologias de análise comportamental, como a identificação de antecedentes, comportamentos e consequências e desenvolvendo habilidades para aplicar os princípios da ABA em diferentes contextos, como em casa, na escola e na comunidade.
  • Aprofundar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) compreendendo as características e os critérios diagnósticos do TEA, analisando as diferentes manifestações do TEA, incluindo as variabilidades individuais e os diferentes níveis de suporte necessários e familiarizando-se com as comorbidades frequentemente associadas ao TEA, como transtornos de ansiedade, depressão e déficits de atenção.
  • Desenvolver habilidades para realizar avaliações comportamentais em indivíduos com TEA aprendendo a utilizar instrumentos e técnicas de avaliação comportamental para identificar as necessidades e habilidades dos indivíduos com TEA, dominando as metodologias para analisar dados comportamentais e interpretá-los de forma eficaz e desenvolvendo a capacidade de elaborar planos de intervenção individualizados baseados nos resultados da avaliação.
  • Aplicar princípios e técnicas de intervenção ABA para promover o desenvolvimento de habilidades em indivíduos com TEA dominando diferentes técnicas de intervenção ABA, como reforço positivo, modelagem, encadeamento e feedback, desenvolvendo programas de intervenção individualizados que abordem as necessidades específicas de cada indivíduo com TEA e aprendendo a utilizar estratégias para ensinar habilidades em diversas áreas, como comunicação, comportamento social, autonomia e habilidades acadêmicas.
  • Atuar de forma ética e profissional em contextos diversos com indivíduos com TEA compreendendo os princípios éticos e legais que norteiam a prática da intervenção ABA, desenvolvendo habilidades para colaborar com outros profissionais e familiares na promoção do desenvolvimento dos indivíduos com TEA, aprendendo a comunicar-se de forma eficaz com os pais e cuidadores, fornecendo orientações e apoio adequados e mantendo-se atualizado sobre as últimas pesquisas e práticas na área da intervenção ABA para o TEA.

Público Alvo

Por sua natureza interdisciplinar, o curso é dirigido aos Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação, de um modo geral, que se interessem pelos temas inclusão escolar, social e as suas relações com o desenvolvimento social.

Especialmente, graduados em serviço social, psicopedagogia, assistência social, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia, terapia ocupacional ou em outras licenciaturas e da área da saúde e educação em geral, como também aos interessados no tema, diplomados em cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

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