No dia 31/05, a Prof Bárbara Fusco (Coordenadora do Curso de Agronomia da UNIFIMES Centro Universitário de Mineiros) realizou aula prática na Fazenda Jacuba de propriedade da Srª Maria Fries na região do Morro Vermelho, com as turmas do 4º, 6º e 7º Períodos Noturnos onde acompanharam a colheita mecanizada da Cana de Açúcar e a cultura do milho safrinha. O Eng. Agrº e Prof Dalton explanou sobre todas as particularidades da cultura da cana de açúcar no que tange o manejo durante o ciclo, e também as dificuldades na colheita.
 
Os acadêmicos aproveitaram para conhecer uma nova tecnologia chamada "micro gel" que consiste em um tanque de uma mistura de conteúdo interno do rúmen bovino e bactérias que após a fermentação nos tanques são aplicadas na palhada das culturas de cana de açúcar, milho e soja, afim de aumentar a disponibilidade dos nutrientes contidos nessa palhada, podendo até certo ponto diminuir a quantidade de adubos químicos.
 
"Ao final da aula fomos agraciados com uma exuberante Vista do Morro Vermelho em um mirante particular, e um excelente almoço na sede. Queremos agradecer a Srª Maria Fries, sua hospitalidade e o Profº. Dalton por essa excelente aula", finalizou a Coordenadora do Curso.