Na quinta-feira, 10 de agosto, foi realizada com sucesso a Aula Inaugural, oficializando a abertura das atividades letivas do 2º semestre/2006 das Faculdades Integradas de Mineiros –  FIMES.
     Na ocasião estavam presentes autoridades municipais e acadêmicas, bem como toda a comunidade estudantil. O Profº Martiniano José da Silva, Presidente do Conselho Superior da FIMES e Presidente da Agência Mineirense de Cultura (AMINC), representou a Excelentíssima Prefeita de Mineiros, Sra. Neiba Maria Moraes Barcelos. O vereador Dr. Sílvio Azarias representou na solenidade o Presidente da Câmara, vereador Reginaldo do Vale Rezende.
     As autoridades acadêmicas representadas pelo Diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Profº João Amorin Silva; a Diretora do Instituto de Ciências Administrativas e Informação (ICADI), Profª Juliene Rezende Cunha; e o Diretor do Instituto Superior de Educação (ISE), Profª Divino Barcelos de Menezes; juntamente com a Diretora Geral da FIMES, Profª Ita de Fátima Silva Assis recepcionaram o Ilustríssimo Dr. Francisco Filgueiras Júnior, que ministrou a referida aula inaugural.
      A Banda Mineirense Brasilino Alves de Oliveira recepcionou os convidados com cinco músicas variadas, que encantaram e motivaram o público presente, cerca de 250 pessoas.
      O Coral FIMES homenageou os novos acadêmicos, bem como toda a comunidade universitária, com a apresentação de três músicas emocionando a todos.
      Dr. Francisco Filgueiras Júnior em sua aula traçou um histórico da educação no município de Mineiros, desde a vez em que foi convidado para ser padrinho de formatura das séries iniciais da Escola Municipal Coronel Carrijo, onde, segundo ele, lhe chamou atenção a idade dos estudantes, 18, 20, 21, 24 anos. "Fiquei chocado com o que estava presenciando e, inquieto, resolvi, com um grupo de amigos, mudar essa realidade" afirmou Dr. Filgueiras.
      Depois da referida formatura o Conselho da Igreja Presbiteriana de Mineiros resolveu abrir a primeira escola de ensino fundamental, o antiga Escola Evangélica que deu origem ao Instituto Erasmo Braga – IEB. "De modo que resolvemos com isso contribuímos para a solução do problema da educação básica no município" ressaltou Dr. Filgueiras.
     Com o advento de mais alunos concluindo o ensino fundamental, o então Deputado Estadual José Alves de Assis com apoio da Prefeitura implantou na cidade o GINÁSIO, que compreendia da 5ª à 8ª série. "O projeto foi viabilizado com a vinda das Irmãs da Sagrada Família que tomaram conta do Colégio Santo Agostinho, posteriormente transformado no atual Colégio Estadual Dep. José Alves de Assis" continuou Dr. Filgueiras.
      "Com a evolução natural do Sistema Educacional do Município surgiram outras escolas que atendiam o chamado Ensino Médio, ou Colegial, Científico, de modo que mais uma vez, nos perguntamos: e as pessoas que não têm condições de cursar uma faculdade fora de Mineiros, devem ter essa oportunidade, ou não?!?" indagou a platéia Dr. Filgueiras.
      Nesta mesma época, regressava para Mineiros o Profº Walter Chaves Marin, que cursou faculdade em São Paulo, vindo de família humilde, que resolveu voltar para sua cidade natal contribuir no desenvolvimento educacional.
      "Desta forma, eu, o Walter, o Carlos Domingues e o Prefeito Municipal Erasmo Rodrigues (Nico), juntamente com mais algumas pessoas que não me recordo agora, começamos a pedir recursos para a viabilização da construção da FIMES, a Faculdade de Mineiros, para os mineirenses" ressaltou Dr. Filgueiras.
      Os presentes não resistiram a emoção ao ouvir o seguinte relato: "A FIMES é nossa! E eu tive essa confirmação quando uma senhora, não me recordo seu nome, mas o fato, nos doou uma pequena quantia de dinheiro para a construção da FIMES e, alguns anos mais tarde, chegou no meu consultório, com o convite de formatura do seu filho, muito alegre e feliz. Isso me emocionou e foi a maior recompensa que eu podia receber" contou Dr. Filgueiras em meio a emoção e lágrimas.
      Finalizando Dr. Filgueiras ressaltou que "A FIMES é nossa! E depois de 20 anos foi a primeira vez no ano passado, que recebemos verba do governo federal e estadual. De modo que, isso demonstra nossa competência e, apesar das dificuldades, nosso compromisso com uma educação de qualidade".
      As homenagens se concentraram na figura do Dr. Filgueiras, que recebeu das mãos da Profª Irondina de Fátima Silva uma muda de CEDRO, representando a satisfação e o carinho da comunidade acadêmica para com ele.
     A Revista CLICK MINEIROS, com o apoio da FIMES, lançou sua edição nº 40, de agosto/2006, com o título: Dr. FILGUEIRAS, SUAS CONSQUISTAS PROJETARAM MINEIROS NA SAÚDE, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO. A jornalista Lúcia Maria agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de uma homenagem como essa. "Nosso intuito com a revista é deixar registrado na história a vida, a obra e os exemplos que Mineiros tem, e o Dr. Filgueiras é essa pessoa carismática, empreendedora que muito contribui com o município. Por tudo isso, parabéns Dr. Filgueiras!"
      O Dr. José Antônio de Carvalho Neto representou os colaboradores da revista CLICK MINEIROS, homenageando-o com as seguintes palavras: "Dr. Filgueiras, o senhor é uma extraordinária versão do Criador. Parabéns e muito obrigado, nobre cientista da vida e grande educador da humanidade".
      Encerrando a solenidade de aula inaugural, a Diretor da FIMES, Profª Ita de Fátima Silva Assis agradeceu a presença de todos e reiterou as homenagens ao Dr. Filgueiras: "Dr. Filgueiras para mim é um exemplo de vida, sua competência, sua confiança, sua presença nos mais distintos momentos da minha vida e da FIMES, tudo isso nos alegra muito e nos anima a continuar construindo esse sonho idealizado a 21 anos, rumo a Universidade de Mineiros".
      Confira as fotos da solenidade no site WWW.FIMES.EDU.BR clicando no campo ALBUM DE FOTOS.