No dia 24 de maio, foi realizada  mais uma aula de Pôquer para os alunos do curso de Educação Física da Unifimes. O esporte  é uma novidade no meio acadêmico e vem conquistando adeptos e interessados.  A aula foi ministrada dentro da disciplina de Gestão de Carreira devido a algumas características que só esse esporte de habilidade pode proporcionar.

O Pôquer como esporte

O Pôquer é um Esporte da Mente e assim foi reconhecido pelo Ministério do Esporte do Brasil devido a uma série de estudos científicos. Um deles realizado junto a Base de Dados do POKERSTARS, o maior site disponível para a prática desse esporte, foram analisadas 103 milhões de mãos e chegaram a conclusão que apenas em 12% dos casos a melhor mão puxa as fichas. Isso porque 76% das vezes o jogador vence sem que a mão chegue ao “showdown” (quando os jogadores mostram as cartas). E quando chega até o fim, em 50% das vezes, o jogador que teria a mão vencedora acabou largando-a no meio do caminho.

Universidades renomadas do Exterior como Harvard e o MIT tem o Pôquer como disciplina obrigatória em sua matriz curricular. Depois de muita luta contra o preconceito a Unicamp, uma das maiores Universidades do Brasil ofereceu o curso de forma experimental e sua primeira turma demorou 30 minutos para lotar com 130 alunos.

Habilidades

O Pôquer como esporte da mente trabalha habilidades essenciais ao mercado de trabalho atual.  Segundo o Prof. Leonardo Rimolo, que ministra essas aulas, fazendo uma analogia do jogo com os negócios empresariais, as cartas são um elemento aleatório, sobre os quais não há controle. Mas o jogador pode fazer cálculos probabilísticos das chances de ganhar uma rodada versus o seu custo. E isso pode dar um bom resultado se aliado a uma estratégia de tomada de decisões baseada em uma análise do padrão de comportamento dos oponentes. Como comparação, muitas decisões nas empresas são tomadas em cenários de incerteza. Ao mesmo tempo, o movimento de uma companhia no mercado muitas vezes depende também da ação que o seu concorrente faz – ou que se espera que vá fazer.