O deputado Thiago Peixoto (PMDB) coordena audiência pública nesta terça-feira, às 9 horas, no auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa, sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz em 80% os repasses da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Mauro Rubem (PT) também estará ao lado do peemedebista nestas discussões. “É mais uma tentativa de abrir os olhos do Palácio das Esmeraldas para a importância da questão”, alerta Thiago.
     O objetivo da audiência é sensibilizar o Governo a manter os atuais índices constitucionais para a instituição, uma vez que os recursos destinados à fundação vêm sendo empregados em pesquisas que fomentam o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica em nosso Estado. O Governo quer diminuir o percentual atual de 0,5% para 0,1%. “Com a audiência é possível mostrar a todos o quanto a manutenção do atual repasse à Fapeg é importante para o futuro de Goiás”, afirma o parlamentar do PMDB.
       A PEC já foi aprovada pela maioria governista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa há uma semana. Thiago e a líder da bancada, Mara Naves, apresentaram voto em separado restabelecendo os percentuais atuais, mas os deputados aliados rejeitaram a proposta. O peemedebista também já havia apresentado, em plenário, emenda com o mesmo teor – também rejeitada pelos deputados da situação.
      Para o evento foram convidados representantes do Ministério Público Estadual, das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Ciência e Tecnologia (Sectec), da própria Fapeg e da sociedade civil organizada. “É preciso unir forças para que o Governo não cometa mais um atentado conta a Educação e o desenvolvimento do nosso Estado”, diz Thiago.

Fonte: Portal da Assembléia
Acessado no site
www.goiaseducacao.com
Em 04/05/2009