Na noite desta segunda, 01 de outubro de 2007, teve início no Campus I da FIMES, a IV Semana Universitária e o II Encontro de Iniciação Científica.
     A cerimônia de abertura foi presidida pela Diretora Geral da FIMES, Profª Ita de Fátima Silva Assis; pelo Presidente do Conselho Superior da FIMES, Profº Martiniano José da Silva; pelo Vice-prefeito de Mineiros, Profº José Maria de Souza, representando a Prefeita de Mineiros, Sra. Neiba Maria Moraes Barcelos; pelo Presidente do Diretório Acadêmico da FIMES, Acadêmico Wellington Ferreira Andrade; e, pela Presidente da Comissão Organizadora da IV Semana Universitária, Profª Irondina de Fátima Silva.
    Após os discursos de abertura das atividades inerentes à IV Semana Universitária, onde o Vice-prefeito,Profº José Maria anunciou a destinação de R$ 150 mil reais para a FIMES, oriundo de emenda parlamentar do Dep. Federal Leonardo Vilela, tivemos a apresentação do CORAL FIMES, regido pelo Maestro Marcelo Ramos Souto.
O CORAL FIMES apresentou três peças musicais intituladas: CHUVA DE PRATA; A BANDA; e, GOSTO DE RIR, que envolveu a platéia numa descontraída alegria.
Com o encerramento das atividades culturais, teve início o debate de abertura sobre o tema da Semana Universitária, o que vem se tornado uma tradição no primeiro dia de atividades do encontro.
    Participaram do Debate o Prefeito de Rio Verde, Sr. Paulo Roberto Cunha; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Sr. Gutemberg Viana; e o Assessor Técnico da FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás), Sr. João Pedro Fiorini.
    O tema central da mesa redonda de abertura da IV Semana Universitária foi: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMETNO E UTILIZAÇÃO RESPONSÁVEL DOS RECURSOS DA TERRA.
    A mediação do debate ficou a cargo do Profº Luiz Antonio Alves Costa, membro do Conselho Superior da FIMES.
    A participação dos acadêmicos foi expressiva e demonstrou o interesse da academia sobre o assunto.