Quando se trata de atividade física, os pais se deparam com algumas dúvidas: o que é mais adequado para o meu filho? Com que idade ele deve começar? Mais de uma atividade é prejudicial? Renato Romani, professor do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (Cemaf), da Universidade Federal de São Paulo, diz que até os 6 anos o melhor é deixar a criança brincar livremente.
     Entre zero e 4 anos, ainda não é recomendável que a criança faça aulas de esporte. Nesta fase, ela deve ficar livre para brincar com o que quiser. Dos 4 aos 6 anos, eles já podem participar de exercícios com regras simples. Elementos de circo e de ginástica olímpica (como a "estrela") costumam ser bem-aceitos.
     Para crianças entre 6 e 8 anos, começa a fase dos primeiros jogos. A criança deve fazer o maior número de movimentos e não se restringir a um só esporte. O "gosto" para o esporte surge entre 8 e 12 anos. A criança começa a entender o que é competir e a escolher as atividades.
     Dos 12 aos 16 anos, as técnicas de cada esporte podem ser aperfeiçoadas em treinos específicos, mas nada ainda de musculação.

Fonte: www.nota10.com.br
Acessado em 07/04/2009