Os resultados de atividade extensionista desenvolvida por projeto fomentado e apoiado pela Unifimes sob o título: “Educação em saúde: uma abordagem integrada para o fortalecimento das políticas públicas”, foram publicados na REVISTA CARIBEÑA DE CIÊNCIAS SOCIALES, com qualis 2017-2020 B1.
As atividades desenvolvidas por acadêmicos e profissionais da Unifimes, geraram percepções para elaboração de artigo científico aplicado à extensão. A atividade do manuscrito foi desenvolvida por acadêmica da Unifimes bolsista de extensão em 2023 e atual egressa do curso de Medicina Maria Clara Ribeiro Figueiredo. Contou ainda com a parceria dos professores da Unifimes Dra. Camila Botelho Miguel, Dra. Melissa Carvalho Martins de Abreu, Dr. Jamil Miguel Neto e Dr. Wellington Francisco Rodrigues.
A descrição abordou sobre a temática Educação em Saúde, destacando o seu papel na transformação de comunidades e no apoio a políticas públicas eficazes, associado às atividades extensionistas em instituições de ensino superior, visando sobretudo destacar as contribuições desse interfaceamento para a comunidade.
De acordo com os autores da obra há uma notória importância ao seguimento de atividades extensionistas, pois as mesmas permitem que as instituições de ensino contribuam junto à sociedade, gerando o fortalecimento das políticas públicas em saúde e educação e ao mesmo tempo consolidando a formação de recursos humanos com alta qualificação, visão profissional holística e humanista.