Artigo do professor Dr. Marcelo Máximo Purificação da UNIFIMES e da Professora Drª Teresa Pessoa da Universidade de Coimbra é aceito para publicação na edição de dezembro de 2015 da TEAR: Revista de Educação, Ciências e Tecnologia, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS-Canoas. O artigo está estruturado em dez laudas e traz como tema: O ENSINO DA MATEMÁTICA EM MEIO À TECNOLOGIA – desafio aos Programas de Formação de Professores. Faz parte das atividades desenvolvidas no pós-doutorado que o professor realiza na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – FPCE da Universidade de Coimbra. Abaixo, o resumo do artigo.

Resumo: É fato que a tecnologia se faz presente em todas as camadas da sociedade atual. A escola, como espaço social marcado pela diversidade, não mais consegue deter a tecnologia trazida pelos estudantes e a sua fácil acessibilidade. Dai a necessidade de se pensar o processo educacional de modo a integrar a educação matemática à tecnologia. O presente artigo faz uma análise de alguns aspectos importantes sobre o desafio dos programas de formação de professores de matemática frente às inovações tecnológicas. Metodologicamente foi realizada uma análise/revisão documental, através da qual se buscou conhecer esses desafios. Para isso, foi importante conhecer os componentes tecnológicos, educacionais e profissionais, mostrando as relações dialéticas estabelecidas por eles e buscando compreender como as mesmas se aplicam na formação do perfil docente que estamos a formar. Concluiu-se que com uso da tecnologia o professor se familiariza com ela, e que seu domínio pode levá-lo a ter um novo olhar sobre ela, procuramos investigar se o uso de tecnologia pode auxiliar na produção de mudanças na prática pedagógica.

Palavras Chave: Educação Matemática; Formação de Professor; Ensino e Tecnologia.