As acadêmicas Isabella Nicole Magno Oliveira e Júlia Franco Miyake, do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), alcançaram um marco relevante na trajetória acadêmica com a publicação do artigo intitulado “Impacto Comportamental do Uso de Telas por Crianças de 0 a 2 Anos: Uma Revisão Sistemática” na Revista Foco (Qualis B2 nas áreas de Interdisciplinar e Saúde Coletiva). A revista possui ampla visibilidade, com indexação no Latindex, Google Acadêmico e outras bases relevantes para a divulgação científica. 

O estudo, fruto de um trabalho meticuloso de investigação científica, analisou de forma sistemática a produção acadêmica internacional sobre os efeitos do uso precoce de telas em crianças na primeira infância, uma fase crítica para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A pesquisa revela um cenário preocupante: a maioria dos estudos revisados aponta para associações entre a exposição precoce a telas e alterações comportamentais significativas, como distúrbios do sono, dificuldades nas interações sociais, problemas de humor, hábitos alimentares inadequados, atrasos motores e impactos psicossomáticos. 

A pesquisa contou ainda com a participação da acadêmica Lara Mamede Almeida, que atuou como monitora do curso de Medicina e colaborou diretamente no processo de estruturação metodológica do trabalho. A equipe foi orientada pelos docentes Profa. Dra. Melissa Carvalho Martins de Abreu, Profa. Dra. Camila Botelho Miguel e Prof. Dr. Wellington Francisco Rodrigues, todos pesquisadores vinculados ao Laboratório Multidisciplinar de Evidência Científica da Unifimes. 

O trabalho foi elaborado com rigor científico, seguindo as diretrizes da metodologia PRISMA para revisões sistemáticas, e envolveu a análise criteriosa de 17 estudos relevantes indexados em bases de dados internacionais (PubMed e MEDLINE). A revisão também aponta importantes lacunas metodológicas na literatura atual e destaca a necessidade urgente de estudos mais robustos, padronizados e longitudinais sobre o tema. 

Além de representar uma valiosa contribuição para o debate científico sobre saúde infantil e tecnologia, a publicação reforça o papel ativo da Unifimes na produção de conhecimento relevante e de impacto social. A iniciativa ilustra o potencial transformador da iniciação científica e o compromisso da instituição com a formação de profissionais críticos, éticos e comprometidos com as demandas contemporâneas da sociedade. 

A publicação completa pode ser acessada pelo link:
https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/download/7005/5024/16794
 

DOI: 10.54751/revistafoco.v17n11-213 

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, telas, alterações comportamentais, primeira infância, revisão sistemática.